Moda, consumo e gênero na corte de d. Pedro II (Rio de Janeiro 1840-1889)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.137842

Palabras clave:

gênero, consumo, moda, Império, Brasil

Resumen

O crescimento da produção industrial de mercadorias no XIX é acompanhado de uma transformação importante na outra ponta da economia, a do consumo. A crescente relevância social da mercadoria é resultado de mudanças na forma de produzir, mas também é consequência do exercício cotidiano da vida social. Nesse processo, há uma redefinição do papel social da mulher que passa a exercer uma parte considerável da tarefa de escolher o que ela e a família devem consumir no dia a dia. No Brasil e especialmente na corte do Rio de Janeiro, o século XIX significou para as mulheres da elite econômica adquirir mercadorias importadas essencialmente da Europa. Neste trabalho é analisado o consumo de roupas e de objetos relacionados à moda no Rio de Janeiro.

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Biografía del autor/a

  • Joana Monteleone, Universidade Federal de São Paulo

    Joana Monteleone é Pós-doutoranda do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2019-05-23

Número

Sección

Dossiê: Moda e História

Cómo citar

MONTELEONE, Joana. Moda, consumo e gênero na corte de d. Pedro II (Rio de Janeiro 1840-1889). Revista de História, São Paulo, n. 178, p. 1–34, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.137842. Disponível em: https://journals.usp.br/revhistoria/article/view/137842.. Acesso em: 23 nov. 2024.