O naturalista Veloso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2015.98752Palavras-chave:
Frei Mariano da Conceição Veloso, história natural, Florae FluminensisResumo
O artigo analisa a atuação de frei Veloso como naturalista e busca demonstrar que tanto sua atividade de botânico quanto o trabalho de editor eram consistentes com as características da história natural do Iluminismo. A celebridade adquirida posteriormente por Veloso foi sendo construída no âmbito da exaltação de “grandes homens” do período colonial e na utilização de suas pesquisas pela botânica. O fato de Veloso e sua equipe terem adotado o sistema lineano permitiu que sua obra fosse reconhecida pelos taxonomistas como válida, mesmo posteriormente, apesar de estar desatualizada na época de sua publicação.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2015-06-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Revista de História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
KURY, Lorelai. O naturalista Veloso. Revista de História, São Paulo, n. 172, p. 243–277, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2015.98752. Disponível em: https://journals.usp.br/revhistoria/article/view/98752.. Acesso em: 3 dez. 2024.