“Estetização da política” e “politização da arte” na URSS. Walter Benjamin e o movimento produtivista (1926-1936)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.148263Palavras-chave:
Walter Benjamin, Estetização da política, Politização da arte, Revolução Russa, ProdutivismoResumo
O artigo objetiva analisar as relações históricas e conceituais entre Walter Benjamin e o movimento produtivista soviético, centrando-se, sobretudo, na relação entre a noção de “politização da arte”, defendida por Benjamin como dispositivo de combate ao fascismo no ensaio “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica”, de 1936, e a noção de “factografia”, desenvolvida pelo produtivista soviético Sergei Tretiakov a partir de 1927. Sustenta-se, neste texto, que as categorias de “estetização da política” e de “politização da arte” tiveram seu primeiro desenvolvimento conceitual no pensamento de Benjamin a partir de sua viagem à URSS (1926-1927) e do seu contato com o pensamento produtivista.
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