Concessão de serviços públicos no setor de transportes: a relação intensa entre membros do governo, capital francês e uma ferrovia brasileira durante a primeira república (1910-1920)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.147388Palavras-chave:
Ferrovias, concessão de serviços públicos, capital francês, Rede Sul Mineira, Membros do GovernoResumo
Neste artigo, analisaremos a relação entre membros do governo (federal e estadual mineiro), diretorias e acionistas da Rede Sul Mineira e a casa bancária Perier & Cie., uma das representantes do capital francês no Brasil. O período escolhido, entre os anos de 1910 e 1920, se justifica por dois motivos: primeiro, foi o período em que a Companhia Estradas de Ferro Federais Brasileiras – Rede Sul Mineira, empresa analisada, assumiu uma concessão de transporte ferroviário no sul do estado de Minas Gerais; em segundo lugar, este mesmo período coincidiu com o auge e queda do volume de empréstimos franceses realizados no Brasil. Assim, foi possível perceber como as relações entre uma concessão de serviços públicos, classe política e capitais envolvidos – seja público ou seja privado, neste caso estrangeiro e francês – são intensas e obscuras. O caso da Sul Mineira talvez seja um dos mais emblemáticos do setor ferroviário, pois deixou muito claro que tais relações foram institucionalizadas na República Brasileira há mais de 100 anos, não obstante os embates e atritos ocorridos no processo.
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