“Cuícas e pandeiros para Stokowski ouvir!”. O disco Native Brazilian Music e a Política da Boa Vizinhança
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.146365Palavras-chave:
Política da Boa Vizinhança, Heitor Villa-Lobos, Leopold Stokowski, samba, identidade culturalResumo
Em 1940, no contexto da chamada Política da Boa Vizinhança, o regente Leopold Stokowski (1882-1977) visitou alguns países da América do Sul em turnê com a All-American Youth Orchestra. Por meio da análise de fontes da imprensa e do acervo documental do Museu Villa-Lobos, o presente artigo pretende iluminar aspectos relacionados à gravação do disco Native Brazilian Music, que reuniu, sob a iniciativa de Stokowski, alguns expoentes da música popular do Rio de Janeiro – como Donga, Pixinguinha e João da Baiana. O trabalho discute o papel desempenhado por músicos na esfera diplomática e argumenta que um dos efeitos da Política da Boa Vizinhança foi criar um jogo especular no qual, apesar da pretensa unidade cultural do continente, a aproximação promoveu discussões sobre identidade nacional, diferença e resistência.
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