Batuques da terra, ritmos do mar: expressões musicais e conexões culturais no norte de Moçambique (Séculos XIX-XXI)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.143927

Palavras-chave:

conexões culturais, música, história do Índico, Islã, gênero

Resumo

O principal objetivo deste artigo é analisar as conexões históricas e culturais entre as sociedades do norte de Moçambique e as localizadas no oceano Índico por meio das expressões musicais, seus usos e transformações entre os séculos XIX e XXI. Partindo dos batuques das populações macuas, batuques de réua, maulides e dtiqiri das confrarias muçulmanas até o tufo, pretende-se abordar alguns aspectos, como as formas de organização em torno das relações de gênero, parentesco e controle da terra e a presença do islamismo, fundamentais para entender a história dessas sociedades.

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Biografia do Autor

  • Regiane Augusto de Mattos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e docente do Departamento de História do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio.

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Entrevistas

Said Amur Jimba, 14/07/2016, Ilha de Moçambique.

Janina Momade, 20/07/2016, Ilha de Moçambique.

Shifa Issufo, 25/07/2016, Ilha de Moçambique.

Nacuti Adamo, 26/07/2016, Ilha de Moçambique.

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Publicado

2019-09-02

Edição

Seção

Dossiê: Moçambique em perspectiva: histórias conectadas, interdisciplinaridade..

Como Citar

MATTOS, Regiane Augusto de. Batuques da terra, ritmos do mar: expressões musicais e conexões culturais no norte de Moçambique (Séculos XIX-XXI). Revista de História, São Paulo, n. 178, p. 1–39, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.143927. Disponível em: https://journals.usp.br/revhistoria/article/view/143927.. Acesso em: 3 dez. 2024.