Identidade étnica ou Identidades étnicas? A italianidade em Oswaldo Truzzi
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.138455Palavras-chave:
Italianidade, imigração, identidadeResumo
Resenha do livro: TRUZZI, Oswaldo Mario Serra. Italianidade no interior paulista – percursos e descaminhos de uma identidade étnica (1880-1950). São Paulo: Editora Unesp, 2016.
O livro Italianidade no interior paulista: percursos e descaminhos de uma identidade étnica (1880-1950) publicado em 2016, pelo professor da Universidade Federal de São Carlos, Oswaldo Truzzi, tem por objetivo compreender como se deu o processo de estruturação de uma identidade étnica do grupo de indivíduos que emigraram da Itália, no recorte temporal que abrange dos anos de 1880 a 1950. O autor, com uma relevante carreira nos estudos migratórios, elenca três ocasiões que se constituíram em marcos para uma mudança neste sentimento. São elas: os momentos iniciais da imigração e a construção da “italianidade” fora da Itália; a emergência do fascismo na Itália; e o Estado Novo. Ao perscrutar as diversas camadas sobrepostas na identidade italiana, visou mostrá-la como um processo histórico constantemente negociado, em que ora ocorre a aceitação, ora a resistência à assimilação. A pertinência de seu livro está em historicizar o termo “italianidade” mostrando seus desafios e particularidades em diferentes temporalidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista de História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).