Esporte na Primeira República: a história do espetáculo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2017.121277Palavras-chave:
História, História Social, esporte, espetáculo, turfe, ciclismo, futebol, Velódromo, São PauloResumo
Em 2015, Wilson Gambeta publica em livro sua tese de doutorado. O historiador analisa a formação dos espetáculos esportivos na cidade de São Paulo, com destaque para palco do futebol espetáculo: o Velódromo da Consolação. Este trabalho, que preza pela simplicidade na linguagem e pela precisão conceitual, constrói uma narrativa que explica o futebol paulistano sem essencializá-lo, ou seja, sem utilizar argumentos autoreferentes. Temos nesta obra uma narrativa que destrincha as relações sociais e os processos históricos que permitiram a constitução do esporte espetáculo como conhecemos. A forma com que o autor consegue construir essa narrativa é o eixo central desta resenha.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Tempo livre. In: ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
DEBORD, Guy. The Society of the Spectacle. New York: Zone Books, 1995.
GAMBETA, Wilson. A bola rolou: o velódromo paulista e os espetáculos de futebol. São Paulo:
SESI-Editora, 2015.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista de História
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).