VISÃO MULTIDIMENSIONAL DA SATISFAÇÃO DO TRABALHO: UM ESTUDO EM UM HOSPITAL PÚBLICO PIAUIENSE

Authors

  • Flávia Lorenne Sampaio Barbosa Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Piauí, Fortaleza, Terezina, CE, PI, Brasil
  • Fabiana Pinto De Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza (Unifor), Fortaleza, CE, Brasil
  • Alexandre Rabêlo Neto Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Piauí, Fortaleza, Terezina, CE, PI, Brasil
  • Roseilda Nunes Moreira Universidade de Fortaleza (Unifor), Faculdade Sete de Setembro, Fortaleza, CE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rege.2015.01.001

Keywords:

Escala de Satisfação no Trabalho, Satisfação no setor público, Hospital.

Abstract

Os estudos sobre comportamento humano têm buscado compreender necessidades humanas no contexto organizacional, de forma a contribuir para a satisfação dos trabalhadores e considerar o impacto gerado no desempenho, na produtividade e na saúde deles. O presente estudo tem como objetivo analisar a satisfação no trabalho por meio da Escala de Satisfação no Trabalho (EST) construída e validada por Siqueira (2008). O estudo foi feito em um Hospital Público de Campo Maior (PI). A medida continha 25 itens associados a uma escala de amplitude de 7 pontos, aplicados em 182 funcionários. Foram usados procedimentos de análise fatorial exploratória e confirmatória para interpretação e análise dos dados. Dentre os fatores da escala usados, os resultados evidenciaram que a satisfação no trabalho no hospital público está relacionado à chefia, aos colegas de trabalho e às promoções.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-09-21

Issue

Section

Gestão de Pessoas em Organizações

How to Cite

VISÃO MULTIDIMENSIONAL DA SATISFAÇÃO DO TRABALHO: UM ESTUDO EM UM HOSPITAL PÚBLICO PIAUIENSE. (2016). REGE Revista De Gestão, 23(2), 99-110. https://doi.org/10.1016/j.rege.2015.01.001