VISÃO MULTIDIMENSIONAL DA SATISFAÇÃO DO TRABALHO: UM ESTUDO EM UM HOSPITAL PÚBLICO PIAUIENSE
DOI:
https://doi.org/10.1016/j.rege.2015.01.001Keywords:
Escala de Satisfação no Trabalho, Satisfação no setor público, Hospital.Abstract
Os estudos sobre comportamento humano têm buscado compreender necessidades humanas no contexto organizacional, de forma a contribuir para a satisfação dos trabalhadores e considerar o impacto gerado no desempenho, na produtividade e na saúde deles. O presente estudo tem como objetivo analisar a satisfação no trabalho por meio da Escala de Satisfação no Trabalho (EST) construída e validada por Siqueira (2008). O estudo foi feito em um Hospital Público de Campo Maior (PI). A medida continha 25 itens associados a uma escala de amplitude de 7 pontos, aplicados em 182 funcionários. Foram usados procedimentos de análise fatorial exploratória e confirmatória para interpretação e análise dos dados. Dentre os fatores da escala usados, os resultados evidenciaram que a satisfação no trabalho no hospital público está relacionado à chefia, aos colegas de trabalho e às promoções.