IDENTIDADE VISUAL CORPORATIVA: ANÁLISE DE SUA RELAÇÃO COM A PERFORMANCE DA MICRO E PEQUENA EMPRESA
DOI:
https://doi.org/10.1016/j.rege.2015.10.002Keywords:
Design gráfico, Identidade Visual Corporativa (IVC), Micro e pequenas empresas (MPEs), Performance.Abstract
O objetivo deste artigo consiste em verificar de que forma os gestores de MPEs identificam a atuação do design gráfico sobre a performance de seu negócio, avaliada a partir de sua Identidade Visual Corporativa (IVC). A pesquisa aplicada, de natureza qualitativa, deu-se a partir de pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada e pesquisa documental. A investigação usou o estudo de casos múltiplos, por meio de uma reprodução literal, e se fez uma análise comparativa dos casos. Foram analisadas sete (sete) MPEs, dos setores de comércio e serviço, localizadas em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, no Estado do Espírito Santo. Os dados coletados pelas entrevistas foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, com base nas etapas descritas por Bardin (1977) e Laville (1999). Dessa forma, foi possível comprovar que a maior parte dos gestores identificou que a IVC tem grande importância para seu negócio, conseguiu compreender seu significado, seu papel na empresa e sua contribuição positiva para a performance ao proporcionar diferentes tipos de benefícios para a empresa. Além disso, concluiu-se que quanto melhor a gestão do design operada pela MPE, melhores os resultados obtidos em sua performance e melhor o aproveitamento dos benefícios gerados pela aplicação do design pela empresa.