Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool

Autores

  • Adriana Nunes Moraes-Partelli Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Ciências da Saúde, São Mateus, ES, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9978-2994
  • Marta Pereira Coelho Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Ciências da Saúde, São Mateus, ES, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2046-6954
  • Séfora Gasparini Santos Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Ciências da Saúde, São Mateus, ES, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2368-6194
  • Isabela Lorencini Santos Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Ciências da Saúde, São Mateus, ES, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-0857-7069
  • Ivone Evangelista Cabral Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Rio de Janeiro, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1522-9516

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0402

Palavras-chave:

Materiais Educativos e de Divulgação, Adolescente, Álcool, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Enfermagem Pediátrica

Resumo

Objetivo: Descrever e discutir a participação de adolescentes de uma comunidade quilombola na transformação de quadrinhos de “Uma História Possível”, do Almanaque sobre o álcool, em jogo educativo. Método: Implementação do método criativo e sensível de pesquisa baseada em arte, com adolescentes de uma comunidade quilombola do Espírito Santo, no desenvolvimento de um jogo de tabuleiro. Resultados: O espaço democrático e interativo favoreceu a problematização de imagens e narrativas sobre o consumo de álcool mediadas na história em quadrinhos. O grupo selecionou cenas, reordenou a história, elaborou perguntas e charadas, formulou asserções de verdadeiro e falso numa S composição de 17 cartas do jogo de tabuleiro. Avaliou-se o potencial do jogo como ferramenta mediadora de conteúdo para promover a aprendizagem, o reforço e fixação de conteúdos científicos. Conclusão: A participação ativa e dinâmica de adolescentes deu-se desde a concepção até a avaliação do jogo de tabuleiro, estimulando-os à reflexão sobre um contexto comunitário de permissividade cultural de uso do álcool.

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Publicado

2022-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Moraes-Partelli, A. N., Coelho, M. P., Santos, S. G., Santos, I. L., & Cabral, I. E. . (2022). Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20210402. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0402