Compreendendo os currículos à luz dos norteadores da formação em saúde no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000300002Resumo
Objectivo Analisar os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) da área da saúde à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e das políticas indutoras de formação em saúde do Brasil. Método Pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa, na qual foram realizadas análises dos PPC dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia de uma instituição federal de ensino superior da região Centro-Oeste do Brasil. Como técnica de análises das fontes documentais, adotou-se a análise de conteúdo, na modalidade temática. Resultados As análises dos PPC evidenciaram os aspectos gerais dos PPC como as características do curso, o percursso histórico e sua construção, habilidades e competências profissionais requeridas para o desempenho profissional e os princípios norteadores da formação caracterizados pela técnica, prática profissional, articulação teoria/prática, interdisciplinaridade e formação ética/social. Conclusão Os PPC apresentaram-se condizentes com as propostas previstas nas DCN e com as políticas indutoras de formação em saúde do Brasil, proporcionando a formação adequada para os profissionais de saúde, as demandas da população e do Sistema Único de Saúde.Downloads
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Publicado
2016-06-01
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Artigo Original
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Como Citar
Moraes, B. A., & Costa, N. M. da S. (2016). Compreendendo os currículos à luz dos norteadores da formação em saúde no Brasil. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 50(spe), 9-16. https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000300002