Ler e escrever: um direito de todos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v8i1p6-29Palavras-chave:
Alfabetização, Leitura, Escrita, Mediação, Sistema de ensinoResumo
Há muitas décadas as inúmeras reprovações e a evasão escolar, ocorridas em especial no momento de aprendizagem da leitura e da escrita, têm sido uma temática apontada como uns dos mais graves problemas do ensino fundamental. O processo de alfabetização, que mesmo com as mudanças ocorridas no sistema de ensino, ainda mantém um alto índice de alunos que não aprendem a ler e escrever, continua a ser uma preocupação para o sistema escolar. Mais crucial torna-se o problema, pois, diante da nova legislação, um contingente de alunos chegam à quarta série do ensino fundamental sem pelo menos ter iniciado um processo de compreensão da linguagem escrita, que é ter alcançado a hipótese alfabética, na qual consegue ler e escrever graficamente o que pensa e fala, pois é a compreensão da logicidade da base alfabética que dá um patamar de conhecimento desse processo, para que o mesmo possa ser desenvolvido com qualidade.O objetivo deste artigo é refletir como os docentes atuam com essa população que já vem com defasagem em sua aprendizagem da leitura e da escrita, porque são alunos que estão frequentando a 4a série do ensino fundamental e necessitam de uma proposta diferenciada de ensino, para que possam dar continuidade à sua aprendizagem.Os dados e a análise são de uma pesquisa mais ampla e servem para esclarecer a relação entre a realidade da prática profissional e a eficácia da transmissão do conhecimento relacionado à leitura e a escrita um direito de todos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-06-29
Edição
Seção
Não definida
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Azevedo, C. (2014). Ler e escrever: um direito de todos. Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 8(14), 6-29. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v8i1p6-29