Alfabetização: concepções e contextos de ensino

Autores

  • Ângela Helena Bona Josefi Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i9p89-104

Palavras-chave:

alfabetização, ensino-aprendizagem da escrita, interação

Resumo

O presente trabalho, decorrente do desenvolvimento de atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão "Formação continuada de professores alfabetizadores: uma abordagem para a prevenção das dificuldades de aprendizagem", discute questões relacionadas aos assuntos freqüentemente abordados pela mídia, com suposições acerca das causas do, assim chamado, fracasso no ensino da leitura e da escrita em escolas brasileiras, que acusam o construtivismo como o vilão desse cenário, e apontam o retorno a práticas tradicionais como forma de superação do problema. O estudo realizou-se no contexto de discussões pedagógicas com professores alfabetizadores de 24 escolas municipais de Guarapuava, participantes do projeto, e pautou-se pela busca de esclarecimentos sobre os reais motivos das dificuldades apresentadas por alunos da Educação Básica, no que se refere à leitura e à produção de textos, com o intuito de promover a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e a conseqüente superação de dificuldades de aprendizagem. A investigação valeu-se de entrevistas individuais, e discussões em mini-cursos e reuniões com os professores, além de análise de textos dos alunos, e revelou que o problema está ligado a práticas alfabetizadoras inadequadas, decorrentes de um entendimento equivocado das propostas construtivistas.

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Publicado

2011-02-01

Edição

Seção

Alfabetização de Crianças

Como Citar

Josefi, Ângela H. B. (2011). Alfabetização: concepções e contextos de ensino . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 5(9), 89-104. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i9p89-104