Tocando de ouvido: os ecos do construtivismo na alfabetização pela realização de um projeto desenvolvido com alfabetizadores
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v4i8p21-47Palavras-chave:
Alfabetização, formação de professores, conhecimentos universitários, pesquisa, extensãoResumo
Neste trabalho apresentamos uma proposta de extensão passível de ser adaptada a programas de formação de professoras alfabetizadoras. Associado ao nosso trabalho como membros integrantes do Laboratório de Epistemologia Genética da UFBa, este programa foi construído utilizando como fonte de dados um estudo de caso que teve como seu objeto os discursos de cinco professoras de escolas da rede municipal de educação da cidade de Salvador. Procedendo a uma análise de conteúdos destes discursos tomando como referência os conceitos de saberes docentes e conhecimentos universitários (TARDIF, 2002), propomos um elenco de temas que consideramos necessários compor o repertório mínimo de saberes universitários necessários ao ensino de práticas de alfabetização cientificamente referenciadas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-08-01
Edição
Seção
Fundamentos da Educação e Alfabetização
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Gurgel, P., Jesus, I. de, & Nogueira, I. de D. (2010). Tocando de ouvido: os ecos do construtivismo na alfabetização pela realização de um projeto desenvolvido com alfabetizadores . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 4(8), 21-47. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v4i8p21-47