Atendimento de Saúde à Criança em Situação de Exclusão Social
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v4i0p27-33Palavras-chave:
Criança. Exclusão social. Violência.Resumo
O projeto é destinado a atender crianças e adolescentes em situação de risco que frequentam uma entidade não governamental e sem fins lucrativos. São crianças moradoras de habitações coletivas precárias, em bairro central da cidade de São Paulo, com grande potencial para se tornarem moradores de rua. O projeto visa capacitar o estudante de enfermagem a organizar o serviço de saúde e prestar assistência à criança em situação de exclusão social. Sob supervisão docente, o aluno avalia o crescimento e desenvolvimento das crianças, sua história pessoal, familiar e condição habitacional; elabora prescrição, intervenção e evolução de enfermagem; desenvolve orientações de saúde às crianças e familiares; e faz encaminhamentos aos serviços de saúde parceiros. Os estudantes elaboraram os instrumentos de coleta de dados, identificaram as necessidades e problemas de saúde e adotaram intervenções compatíveis com as peculiaridades da criança. A evolução do trabalho mostrou que o projeto é viável, demanda baixo custo e tem potencial para ser replicado com outros grupos sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).