Diderot em preto-e-branco: as paixões de Mlle d'Aisnon e de Mme de La Pommeraye, segundo Robert Bresson
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i4p65-96Mots-clés :
Les Dames du Bois de Boulogne, Jacques le Fataliste, Helena de Tróia, tragédiaRésumé
Meu objetivo neste artigo é examinar alguns aspectos da adaptaçãopara o cinema, feita por Robert Bresson, de um episódio do romance de Denis Diderot, Jacques le fataliste. Pretendo analisar, comparativamente, a caracterização das duas personagens femininas principais, a partir da categoria de paixão, comentaras mudanças muito significativas no enredo e composição de personagens no filme, como a alteração do nome de Mlle d'Aisnon e de Mme de La Pommeraye para Agnès e Hélène, respectivamente. Na minha interpretação, apesar de elementos melodramáticos, o filme Les Dames du Bois de Boulogn e pode ser visto como obra de tonalidade trágica.
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