O sentido alegórico no tempo da asfixia: o olhar dialético como método crítico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i17p113-134Palabras clave:
Asfixia, Alegoria, Imaginação, Imagem dialética, DialéticaResumen
Com base nas reflexões apresentadas no livro “Asfixia”, de Franco Berardi, este artigo explora a interconexão entre imaginação, alegoria e imagem dialética como operadores críticos que apontam em direção a um possível futuro. Esse futuro emerge como uma resposta à aceleração que sufoca o pensamento e a capacidade de conceber possibilidades de ação e autonomia social. O estudo destaca a importância da linguagem e do olhar dialético ao analisar o panorama contemporâneo, destacando essas ferramentas como meios essenciais para reunir os fragmentos e ruínas de um mundo fragmentado. Através delas, é possível construir pontes de significado sobre os abismos e obscuridades presentes em um mundo em estado de crise.
Descargas
Referencias
AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Hones-ko, Chapecó, SC: Argos, 2009.
ARANTES, Paulo. Ressentimento da dialética. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
ARISTÓTELES. Poética. Trad. Paulo Pinheiro. São Paulo: Editora 34, 2017.
BARTHES, Roland. Como viver junto: simulação romanesca de alguns espaços cotidianos. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2003b.
BARTHES, Roland. O neutro. São Paulo: Martins Fontes, 2003a.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I - magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Pau-lo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasili-ense, 1984.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Edi-tora UFMG, 2018.
BERARDI, Franco. Asfixia. Trad. Humberto do Amaral. São Paulo: Ubu, 2020.
BOLLE, Willi. Physiognomik der modernen Metropole: Geschichtsdarstellung bei Walter Benjamin. Colônia: Böhlau, 1994.
BUFFIÈRE, Félix. Les mythes d’Homère et la pensée grecque. Paris: Belles Lettres, 1956.
BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. Trad. José Pedro Antunes. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
CAMUS, Albert. O Homem Revoltado. Trad. Valerie Rumjanek. Rio de Janeiro: Record, 2017.
CICERO. Orator. Trad. para o inglês de H. M. Hubbell. Cambridge, MA: Harvard University, 1988.
CHIESI, Roberto (cur); PASOLINI, Pier Paolo. La rabbia. Bolonha: Edizioni Cineteca di Bologna, 2009.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo, Editora 34, 2010.
HANSEN, João Adolfo. Alegoria — construção e interpretação da metáfora. São Paulo: Hedra: Editora da Unicamp, 2006.
MARAVALL, José Antonio. Cultura do barroco: análise de uma estrutura histórica [1986]. Trad. Silvana Garcia. São Paulo: Edusp, 1997.
MÉNDEZ, Sigmund. “Del barroco como el ocaso de la concepción alegórica del mundo”. In: Andamios, Cidade do México, vol. 2, n. 4, jun. 2006. Disponível em: Del Barroco como el ocaso de la concepción alegórica del mundo (scielo.org.mx). Acesso em: 10 ago. 2023.
PASOLINI, Pier Paolo. “Appendice a La rabbia; Confessioni tecniche e altro”. In: Per il ci-nema. Milano: Mondadori, 2001.
PASOLINI, Pier Paolo. Escritos corsários. Trad. Maria Amoroso. São Paulo: Editora 34, 2020.
PASOLINI, Pier Paolo. “Estamos todos em perigo”. Entrevista a Furio Colombo. Tradução de Davi Pessoa. Belém: Polichinello, 2016.
RANCIÈRE, Jacques. Tempos modernos: arte, tempo, política. Trad. Pedro Taam. São Paulo: n-1 edições, 2021.
WINCKELMANN, Johann Joachim. Versuch einer Allegorie besonders für die Kunst. Dresden: Walther, 1766.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus logico-philosophicus. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: Edusp, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.