Theodor W. Adorno e a elaboração do passado na sociedade ad-ministrada
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i17p93-112Palabras clave:
Elaboração, Rememoração, Theodor W. Adorno, Crítica cultural, Saturação da memóriaResumen
O que significa elaborar o passado enuncia uma pergunta que como o próprio autor adverte, requer esclarecimentos. Porém, mais que isso, a questão requer uma leitura a posteriori dos fenômenos sociais que a sucederam, assim como o seu enquadramento num contexto histórico e intelectual mais amplo, inclusive no interior da própria obra de Theodor. W. Adorno. Sem a pretensão de esgotar o assunto ou apresentar uma síntese conciliadora das ideias presentes nos escritos de Adorno, visto que muitas delas variam no desenvolvimento de sua obra, o artigo tece considerações sobre a arte e a literatura como meios privilegiados de elaboração do passado, capazes de evidenciar o processo de desumanização do sujeito na sociedade administrada. A exigência adorniana de não esquecimento das catástrofes cometidas no século XX, por fim, adquire outros contornos na contemporaneidade, acrescida de problemas tal como a saturação de memórias traumáticas.
Descargas
Referencias
ADORNO, Theodor W. “O que significa elaborar o passado”. In: Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995a, pp. 29-50.
ADORNO, Theodor W. “Educação após Auschwitz”. In: Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995b, pp. 119-138.
ADORNO, Theodor W. “Crítica cultural e sociedade”. In: Prismas: crítica cultural e sociedade. Trad. Au-gustin Wernet et al. São Paulo: Editora Ática, 1998a, pp. 7-26.
ADORNO, Theodor W. “Anotações sobre Kafka”. In: Prismas: crítica cultural e sociedade. Trad. Augus-tin Wernet et al. São Paulo: Editora Ática, 1998b, pp. 239-270.
ADORNO, Theodor W. Minima Moralia. Trad. Artur Morão. Coleção Arte e Comunicação, vol. 77. Lis-boa: Edições 70, 2001.
ADORNO, Theodor W. “Palestra sobre lírica e sociedade”. In: Notas de literatura I. Trad. Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003, pp. 65-89.
ADORNO, Theodor W. “Notas marginais sobre teoria e práxis”, disponível em: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/02_babel/textos/adorno_notas_marginais.pdf (acesso: 07/09/2023).
ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2012.
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Tradução Gui-do A. de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
BALZAC, Honoré. Ilusões perdidas. Trad. Rosa F. D’Aguiar. São Paulo: Penguin/Cia. das Letras, 2011.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história – Edição crítica. Organização e tradução Adalberto Muller et al. São Paulo: Alameda, 2020.
BENJAMIN, Walter. “O autor como produtor”. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre lite-ratura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994a, pp. 120-136.
BENJAMIN, Walter. “O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994c, pp. 197-221.
BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. Trad. José Pedro Antunes. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Trad. Vanessa Brito et al. São Paulo: Editora 34, 2020.
FAVARETTO, Celso. Arte contemporânea – opacidade e indeterminação. In: Rapsódia, 1(8), pp. 11-28.
FREUD, Sigmund. “Recordar, repetir e elaborar” (1914). In: Obras completas. Vol. 10 (1911-1913). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
JAMESON, Fredric. “Pós-modernidade e sociedade de consumo”. In: São Paulo, Novos Es-tudos CEBRAP, nº 12, Trad. Vinicius Dantas, junho de 1985.
JAMESON, Fredric. A virada cultural. Trad. Carolina Araújo. São Paulo: Civilização Brasileira, 2006.
LAPLANCHE, Jean; PONTALIS Jean-Bertrand. Vocabulário de psicanálise. Trad. Pedro Tamen. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LUKÁCS, György. O romance histórico. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2011.
LUKÁCS, György. Franz Kafka ou Thomas Mann?. In: Realismo Crítico hoje. Trad. Ermínio Rodri-gues. Brasília: Coordenadora Editora, 1969, pp. 77-133.
ROBIN, Régine. A memória saturada. Trad. Cristiane Dias e Greciely Costa. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.
TODOROV, Tzvetan. Los abusos de la memoria. Trad. Miguel Salazar Barroso. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2000.
WEINRICH, Harald. Lete: arte e crítica do esquecimento. Trad. Lya Luft. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.