Quando o governo é o mercado: compras governamentais e inovação em serviços de software
Palavras-chave:
Inovação em serviços, Serviços de software, Compras públicas, Indução de inovações.Resumo
Este estudo se propõe a investigar a efetividade de utilização das compras públicas enquanto alternativa para a indução de inovações nas empresas fornecedoras mantendo seu foco na análise dos requisitos de compra estabelecidos por clientes governamentais e seus impactos na indução. Realiza-se um estudo de casos múltiplos, com dez unidades de análise, com entrevistas semi-estruturadas com profissionais de perfis estratégico e técnico nas empresas selecionadas. As inovações são identificadas em três momentos: pré-venda, prestação do serviço e pós-venda. Os resultados mostram que a prestação de serviços para um cliente governamental é marcada por parâmetros burocráticos e atendimento a condições processuais diferenciadas, o que restringe o surgimento de soluções inovadoras e, principalmente, sua reutilização com clientes não-governamentais. O estudo confirma a existência de relação entre os requisitos de fornecimento de clientes governamentais e a indução de inovações. Embora não intencional, esta relação responde ao objetivo inicial definido e vai ao encontro da principal trajetória apresentada no Chain-Linked Model.Downloads
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Publicado
2012-07-04
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Quando o governo é o mercado: compras governamentais e inovação em serviços de software. (2012). INMR - Innovation & Management Review, 9(2), 175-197. https://journals.usp.br/rai/article/view/79268