O fenômeno das spin-offs acadêmicas: estruturando um novo campo de pesquisa no brasil
Palavras-chave:
Spin-off acadêmica, Empresa de base tecnológica de origem acadêmica.Resumo
Apesar da destacada importância teórica e empírica atribuída às spin-offs acadêmicas (SOAs), ainda são poucas, no Brasil, as investigações acerca dessas organizações enquanto fenômeno. Portanto, este artigo consiste numa revisão de literatura das principais publicações acadêmicas de circulação internacional voltadas para o estudo das SOAs, visando fomentar e orientar futuras pesquisas nacionais especificamente dedicadas a essa temática. A revisão propiciou tanto a caracterização do fenômeno das SOAs – em termos de nomenclatura, definição e taxonomia – quanto a explicitação das principais correntes de pesquisa correlatas. O processo de criação e desenvolvimento desses empreendimentos foi identificado como elemento de integração entre essas diversas vertentes, tendo sido abordado mais detalhadamente. A inclusão de empresas ainda em formação, a co-evolução com a ciência, a possibilidade de permanência do pesquisador na instituição paterna e o empreendedorismo como forma de transferência de tecnologia foram alguns dos traços reconhecidos como característicos do fenômeno. Perspectivas vinculadas à área de administração, como a visão baseada em recursos e teorias enraizadas na noção de modelos de negócio, foram salientadas como alguns dos principais fundamentos desse novo campo de conhecimento. Distintos níveis de antecedentes e conseqüentes da atividade de SOA foram diferenciados e exemplificados. Por fim, estágios de desenvolvimento e obstáculos enfrentados ao longo do processo foram ressaltados. Dessa forma, foram dialogadas e sumarizadas as principais evidências e proposições constituintes do estado-da-arte da pesquisa acadêmica focada nesse tipo específico de firma.Downloads
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Publicado
2012-01-27
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
O fenômeno das spin-offs acadêmicas: estruturando um novo campo de pesquisa no brasil. (2012). INMR - Innovation & Management Review, 8(4), 67-87. https://journals.usp.br/rai/article/view/79238