Ficciones del Mercosur: política y literatura en O quarto branco, de Gabriela Aguerre
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.201022Palabras clave:
Cono Sur, Brasil, Uruguay, Gabriela Aguerre, Capitalismo impresoResumen
Este artigo discute a viabilidade de se falar de uma identidade do Cone Sul como um projeto do Mercosul por meio da análise de O quarto branco (2019), de Gabriela Aguerre. Partindo do discurso oficial do Mercosul sobre seu projeto de integração cultural regional e em conexão com o conceito de América Divergente tal como proposto por Diego Olstein (2017), argumento que o fracasso do Mercosul em criar uma noção de identidade comum do Cone Sul está relacionado à base histórica sobre a qual se funda o bloco. Ao ler o romance de Aguerre à luz desta perspectiva analítica, proponho que a integração a qual o Mercosul almeja pode ser alcançada através da literatura – especificamente a partir do conceito de capitalismo impresso proposto por Benedict Anderson (2016), no qual a novela impressa funciona como a semente e o tecido a partir do qual grandes grupos de pessoas desconhecidas se unem e se identificam. Ao representar as dualidades em jogo quando cruza as fronteiras do Cone Sul, o romance de Aguerre tanto contesta quanto aceita esta mesma dualidade ao mesmo tempo que sugere que a identidade comum do Mercosul ainda não é uma realidade, embora possa ser alcançada no plano da ficção e da imaginação compartilhada.
Descargas
Referencias
ACHÚGAR, Hugo; BUSTAMANTE, Francisco. Mercosur, intercambio cultural y perfiles de un imaginario. In: CANCLINI, Nestor G. (Coord.) Culturas en globalización. América Latina - Europa - Estados Unidos: libre comercio e integración. Nueva Sociedad, Caracas, 1996.
AGUERRE, Gabriela. O quarto branco. São Paulo: Todavia, 2019.
ANDERSON, Benedict. Imagined communities. Londres, Nova York: Verso, 2016.
BARÃO, Giulia; RODRÍGUEZ, Marysol. Circulación de personas y patrimonio cultural en el Mercosur como dimensiones para la consolidación de una comunidad regional. Cadernos Prolam/USP-Brazilian Journal of Latin American Studies, v. 21, n. 42, p. 228-265, jan-jun. 2022. DOI: http://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.190610.
BETHELL, Leslie. Brazil and ‘Latin America’. Journal of Latin American Studies, v. 42, n. 3, p. 457-485, 2010. Retrieved from: https://www.jstor.org/stable/40984892. Accessed on: 12 ago. 2022.
CANCLINI, Nestor García. Culturas en globalización. América Latina - Europa - Estados Unidos: libre comercio e integración. Nueva Sociedad, Caracas, 1996.
CANCLINI, Nestor García. A bienal da desglobalização. Porto Arte: Revista de Artes Visuais v. 18, n. 31, 2013. https://doi.org/10.22456/2179-8001.37941.
CATTANI, Ana Marta. Entrevista com Gabriela Aguerre: Tateando a zona fronteiriça. Revista Pupa, n. 1, 2022. Retrieved from: https://voamundo.com/revista-pupa/entrevista-2/. Accessed: 8 aug. 2022.
CHIARELLI, Stefania. Gabriela Aguerre - O quarto branco. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 58, p. 1-3, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2316-40185819.
DALCASTAGNÈ, Regina. A personagem no romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 26, p. 13-71, 2005. Retrieved from: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9077. Accessed on: 12 aug. 2022.
DOCTOR, Mahrukh. Prospects for deepening Mercosur integration: economic asymmetry and institutional deficits. Review of International Political Economy, v. 20, n. 3, p. 515-540, 2013. Retrieved from: https://www.jstor.org/stable/42003322. Accessed on: 12 aug. 2022.
FIGUEIREDO, Eurídice. A resistência, de Julián Fuks: uma narrativa de filiação. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 60, p. 1-8, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2316-4018605.
GARCÍA PEÑA, Lorgia. Community as rebellion. Chicago: Haymarket Books, 2022.
GRAZIANO, Valéria Teixeira, e GUARIGLIO, Mónica. O lugar da cultura na integração regional sul-americana: uma análise do Mercosul Cultural no contexto do regionalismo pós-liberal. Cadernos Prolam/USP-Brazilian Journal of Latin American Studies, v. 21, n. 42, p. 151-176, jan-jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.193244.
JOBIM, José Luís. Comparatism, translation and languages: commonalities in literary circulation in the Southern Cone. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 24, n. 45, p. 7-16, jan./apr., 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2596-304x20222445jlj.
MERCOSUL. Diversidade cultural no Mercosul – reconhecer para valorizar. Retrieved from: https://www.mercosur.int/pt-br/diversidade-cultural-no-mercosul-reconhecer-para-valorizar/. Accessed on: 10 aug. 2022a.
MERCOSUR. Official website. Retrieved from: https://www.mercosur.int/en/. Accessed on: 8 aug. 2022b.
OLSTEIN, Diego. Latin America in global history: an historiographic overview. Estudos Históricos, v. 30, n. 60, p. 253-272, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S2178-14942017000100014.
PRADO, Maria Ligia Coelho. O Brasil e a distante América do Sul. Revista de História, n. 145, p. 127-149, 2001. DOI: http://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i145p127-149.
VIART, Dominique; VERCIER, Bruno. La littérature française au présent: héritage, modernité, mutations. Paris: Bordas, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Sarah Lucena
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.