Gonzaguinha y “Libertad mariposa”: una conexión con a Nueva Trova Cubana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.200707Palabras clave:
Nueva Trova Cubana, América Latina, Gonzaguinha, Dictadura militar, Nueva Canción Latino-americanaResumen
Este artículo reflexiona sobre la relación de Gonzaguinha con el movimiento de renovación musical cubana, la Nueva Trova Cubana, especialmente a partir del análisis de la canción “Libertad Mariposa”, lanzada en 1980 en el disco De volta ao começo. También se analiza “La festivida”, censurada en 1973, como una forma de presentar uno de los primeros momentos de la vinculación de Gonzaguinha con movimientos de renovación musical en otros países latinoamericanos, que surgen a fines de la década de 1960. El objetivo es analizar un fragmento de las conexiones culturales establecidas por los artistas brasileños con estos movimientos, durante el régimen militar brasileño, para comprender algunos de los significados de este enfoque artístico-cultural. Como estrategia metodológica, opté por comparar algunos de los significados de las canciones en cuestión con los discursos de la prensa brasileña sobre Gonzaguinha y sus producciones musicales. Estos casos contribuyen a pensar la circulación de las vertientes de Nueva Canción en la resistencia cultural a la dictadura militar brasileña.
Descargas
Referencias
AFONSO, Luís Fellipe Fernandes. Pensando as relações entre música e História. Mosaico, v. 13, n. 21, p. 87-107, 2021. DOI: https://doi.org/10.12660/rm.v13n21.2021.84645
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Serviço de Censura de Diversões Públicas. La festivida (A festividade) - VETADA. Rio de Janeiro, 9 abr. 1973. Banco de dados Memória Reveladas, BR RJANRIO TN.CPR.LMU.4074/8.
BARTH, Fredrik. Etnicidade e o Conceito de Cultura. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia e Ciência Política, n. 19, p. 15-30, 2o. sem. 2005. Disponível em: https://www.ppgcspa.uema.br/wp-content/uploads/2015/06/docslide.com_.br_barth-etnicidade-e-o-conceito-de-cultura.pdf. Acesso em: 03 nov. 2022.
BUSCÁCIO, Gabriela Cordeiro. O tempo não para: A década de 1980 através de Gonzaguinha e Cazuza. Orientadora: Samantha Viz Quadrat. 2016. 255 f.. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14273. Acesso em: 03 nov. 2022.
BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório / Comissão Nacional da Verdade. Brasília: CNV, v. 1, 2014. Disponível em: http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/images/pdf/relatorio/volume_1_digital.pdf. Acesso em: 03 nov. 2022.
CUNHA, Letícia Alves da. Do nacional-popular ao popular latino-americano: Milton Nascimento e o discurso latino-americanista na música popular brasileira. Orientador: Michel Nicolau Netto. 2019. 184 f. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/1091956. Acesso em: 03 nov. 2022.
CRUZ, Heloísa de Faria; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Na oficina do historiador: conversas sobre história e imprensa. Projeto história, v. 35, p. 253-270, dez. 2007. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/2221/1322. Acesso em: 03 nov. 2022.
EM REVISÃO, Luiz Gonzaga Júnior: a música. Jornal do Brasil, Caderno B. Rio de Janeiro, n. 67, 14 jun. 1973, p. 2. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.
FARIAS, Geania Nogueira de. As imagens discursivas do brasileiro nas canções de Gonzaguinha. Orientador: Nelson Barros da Costa. 2011. 107 f.. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Departamento de Letras Vernáculas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5877. Acesso em: 28 nov. 2022
GARCIA, Tânia da Costa. Do folclore à militância: a canção latino-americana no século XX. São Paulo: Letra e Voz, 2021.
GOMES, Caio de Souza. "Quando um muro separa, uma ponte une": conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960/70). Orientadora: Maria Helena Rolim Capelato. 2013. 230 f. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-28062013-130124/pt-br.php. Acesso em: 03 nov. 2022 .
GONZAGA JÚNIOR, Luiz. Libertad Mariposa. Rio de Janeiro: EMI, 1980. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n83q1XqNY9I. Acesso em: 03 nov. 2022 .
KALFON, Pierre. Chile: o começo da campanha eleitoral. Opinião (Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional). Rio de Janeiro, n. 8, jan. 1973, p. 12.
LOPES, Andrea Maria Vizzotto Alcântara. Sensibilidades e engajamentos na trajetória musical de Gonzaguinha e Ivan Lins (1968-1979). Orientador: Luiz Carlos Ribeiro. 2009. 178 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História, Departamento de História, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/5138637/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Sensibilidades_e_engajamentos_na_trajet%C3%B3ria_musical_de_Gonzaguinha_e_Ivan_Lins_1968_1979_Andrea_M_Vizzotto_A_Lopes_defendida_na_UFPR_em_2009_. Acesso em: 28 nov. 2022 .
MARQUES, Rickley Leandro. A condição Mariel: memórias subterrâneas da experiência revolucionária cubana (1959-1990). Orientador: Jaime de Almeida. 2009. 276 f. Tese (Doutorado). Pós-Graduação em História, Universidade de Brasília, Brasília, 2009. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/4253. Acesso em: 03 nov. 2022.
MIGUEL, João José. Uma MPB rica?. Correio Braziliense. Brasília, n. 6350, 29 jun. 1980, p. 3. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.
NAPOLITANO, Marcos. MPB: a trilha sonora da abertura política (1975/1982). Estudos avançados, v. 24, n. 69, p. 389-402, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142010000200024
SCHMIEDECKE, Natália Ayo. “Não há revolução sem canções”: Utopia revolucionária na Nova Canção Chilena, 1966-1973. São Paulo: Alameda, 2015.
SOARES, Rodrigo Lauriano. Canções para não esquecer: os rastros da Nueva Canción Chilena na resistência cultural brasileira (1974-1980). Orientadora: Larissa Rosa Corrêa. 2022. 172 f. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em História Social da Cultura, Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/60535/60535.PDF. Acesso em: 30 nov. 2022.
SONORA (SonoraSonoraSonoraSom). Correio Braziliense. Brasília, n. 6245, 15 mar. 1980, p. 19. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.
SOUZA, Tárik. Desembarca a revolução (musical) cubana. Jornal do Brasil, Caderno B. Rio de Janeiro, n. 53, 31 mai. 1980a, p. 7. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.
SOUZA, Tárik. O consagrado Gonzaguinha de volta ao começo. Jornal do Brasil, Caderno B. Rio de Janeiro, 31 mai. 1980b, p. 7. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.
TEÓFILO, Mariana Santos. Música folclórica engajada: Chile e Brasil. In: Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina, São Paulo, 2016. 14p. Disponível em: https://sites.usp.br/prolam/wp-content/uploads/sites/35/2016/12/TEOFILO_SP07-Anais-do-II-Simp%C3%B3sio-Internacional-Pensar-e-Repensar-a-Am%C3%A9rica-Latina.pdf. Acesso em: 03 nov. 2022 .
VILLAÇA, Mariana Martins. Tropicalismo (1967-1969) e Grupo de Experimentación Sonora (1969-1972): engajamento e experimentalismo na canção popular, no Brasil e em Cuba. Orientadora: Maria Helena Rolim Capelato. 2000. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
VILLAÇA, Mariana Martins. Música cubana com sotaque Brasileiro: entrecruzamentos Culturais nos anos sessenta. História: Questões & Debates, v. 35, n. 2, 2001. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v35i0.2682. Acesso em: 03 nov. 2022 .
WOZNIAK-GIMÉNEZ, Andrea Beatriz. Renovação poético-musical, engajamento e performance artística em Mercedes Sosa e Elis Regina, (1960-1970). Orientadora: Tânia da Costa Garcia. 2016. 337 f.. Tese (Doutorado) – Pós-Graduação em História e Cultura Social, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Franca, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/150706. Acesso em: 03 nov. 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Rodrigo Lauriano Soares
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.