Atos cinematográficos em Limite (1931): uma análise deleuziana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5920.primeirosescritos.2021.180560Keywords:
Cinema, Filosofia, Gilles DeleuzeAbstract
Este trabalho busca articular o estudo deleuziano acerca dos atos cinematográficos (quadro, decupagem e montagem) com o filme Limite (1931) realizado por Mario Peixoto (1908-1992). A partir de sequências selecionadas, analisaremos a forma como Peixoto dirigiu o filme que é considerado o melhor do cinema nacional. Tal aproximação, entre Gilles Deleuze (1925-1995) e Mario Peixoto, tem como objetivo fornecer ao filme uma nomenclatura estética capaz de justificar o que faz de Limite “uma obra-prima desconhecida”, termo utilizado pelo crítico Georges Sadoul (1904-1967). Posto isto, é importante ressaltar que, a análise está balizada tanto pelo estudo deleuziana da relação entre cinema e filosofia, como pelos escritos deixados por Peixoto a fim de dialogar diretor e filósofo em torno de uma paixão em comum, o cinema.
References
BERNADET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1967.
COELHO, Amanda F. Limite Experimental. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB. Disponivel em: https://www.cinecachoeira.com.br/2014/12/limite-experimental/ acesso: nov/2020.
COLMAN, Felicity. Deleuze and Cinema: the film concepts. Oxford: Berg, 2011.
DELEUZE, Gilles. Cinema I – A Imagem-movimento; (trad) Stella Senra – São Paulo: editora 34, 2018.
KORFMANN, M. On Brazilian Cinema: From Mário Peixoto?s Limite to Walter Salles. Senses of Cinema, Melbourne, Australia, v. 40, p. 1-12, 2006.
KORFMANN, M. Limite. Disponível em: https://www.ufrgs.br/mariopeixoto/limite/ acesso: nov/2020.
MACHADO, R. Deleuze, a Arte e a Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
MELLO, S. Mário Peixoto: Escritos sobre cinema. Rio de Janeiro: Ed. Aeroplano, 2000.
MELLO, S. (1990). Ver "Limite. Revista USP, v. 4, p. 85-102.
SILVA, F. F. . A Ilha e o Maçarico: Limite , nos caminhos de um vir a ser. Revista Estudos Hum(e)anos , v. 6, p. 21-50, 2013.
PEIXOTO, Mário. Limite: "scenario" original. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1996.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
YAMAJI, Joel. Um estudo sobre limite. Dissertação (Mestrado em Estudo dos Meios e da Produção Mediática) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.