Atos cinematográficos em Limite (1931): uma análise deleuziana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5920.primeirosescritos.2021.180560Palavras-chave:
Cinema, Filosofia, Gilles DeleuzeResumo
Este trabalho busca articular o estudo deleuziano acerca dos atos cinematográficos (quadro, decupagem e montagem) com o filme Limite (1931) realizado por Mario Peixoto (1908-1992). A partir de sequências selecionadas, analisaremos a forma como Peixoto dirigiu o filme que é considerado o melhor do cinema nacional. Tal aproximação, entre Gilles Deleuze (1925-1995) e Mario Peixoto, tem como objetivo fornecer ao filme uma nomenclatura estética capaz de justificar o que faz de Limite “uma obra-prima desconhecida”, termo utilizado pelo crítico Georges Sadoul (1904-1967). Posto isto, é importante ressaltar que, a análise está balizada tanto pelo estudo deleuziana da relação entre cinema e filosofia, como pelos escritos deixados por Peixoto a fim de dialogar diretor e filósofo em torno de uma paixão em comum, o cinema.
Referências
BERNADET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1967.
COELHO, Amanda F. Limite Experimental. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB. Disponivel em: https://www.cinecachoeira.com.br/2014/12/limite-experimental/ acesso: nov/2020.
COLMAN, Felicity. Deleuze and Cinema: the film concepts. Oxford: Berg, 2011.
DELEUZE, Gilles. Cinema I – A Imagem-movimento; (trad) Stella Senra – São Paulo: editora 34, 2018.
KORFMANN, M. On Brazilian Cinema: From Mário Peixoto?s Limite to Walter Salles. Senses of Cinema, Melbourne, Australia, v. 40, p. 1-12, 2006.
KORFMANN, M. Limite. Disponível em: https://www.ufrgs.br/mariopeixoto/limite/ acesso: nov/2020.
MACHADO, R. Deleuze, a Arte e a Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
MELLO, S. Mário Peixoto: Escritos sobre cinema. Rio de Janeiro: Ed. Aeroplano, 2000.
MELLO, S. (1990). Ver "Limite. Revista USP, v. 4, p. 85-102.
SILVA, F. F. . A Ilha e o Maçarico: Limite , nos caminhos de um vir a ser. Revista Estudos Hum(e)anos , v. 6, p. 21-50, 2013.
PEIXOTO, Mário. Limite: "scenario" original. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1996.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
YAMAJI, Joel. Um estudo sobre limite. Dissertação (Mestrado em Estudo dos Meios e da Produção Mediática) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.