As coleções de Aldo Rossi e John Hejduk
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v25i45p12-27Palabras clave:
Teoria da arquitetura. Aldo Rossi. John Hejduk.Resumen
Em uma análise do repertório de propostas e projetos de arquitetura que povoaram debates nos anos 1960 e 1970 no cenário internacional, torna-se patente a recorrência dos autores na criação de sistemas, a partir de um repertório formal definido e limitado. Dentre os arquitetos que se inserem nesse momento, destacam-se Aldo Rossi e John Hejduk, cujos mecanismos de trabalho revelam a existência de um universo formal próprio e restrito de figuras e elementos que reaparecem a cada novo desenho. O contato mais estreito dos dois arquitetos acontece em meados da década de 1970, quando Rossi passa uma temporada nos EUA e leciona na Cooper Union de Nova York, então dirigida por Hejduk. Rossi utiliza as formas geométricas puras e o recurso da analogia em seus croquis e desenhos. Hejduk também utiliza as formas geométricas puras na construção de suas inusitadas “estruturas”, que reaparecem a cada projeto. A ideia de coleção, como construção de um sistema, é a chave interpretativa que permite a aproximação dos dois autores, cujos mundos formais aparentam ser, à primeira vista, tão distintos.
Descargas
Referencias
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BENJAMIN, Walter. Paris, capitale du XIX siècle. Le livre des passages. Paris: Cerf, 1989.
BONFANTI, Ezio. Elementi e costruzione: Note sull`architettura di Aldo Rossi. Controspazio n.10, outubro, 1970. (versão castelhana em: FERLENGA, Alberto (org). Aldo Rossi. Barcelona: Ed.del Serbal, 1992).
DREXLER, Arthur. Prólogo. In: EISENMAN, Peter et al. Five Architects. Barcelona: Gustavo Gili, 1975.
EISENMAN, Peter. The houses of memory: the texts of Analogue. Em: ROSSI, Aldo. The Architecture of the City. Cambridge: MIT Press, 1982. (versão castelhana em: FERLENGA, Alberto (org). Aldo Rossi. Barcelona: Ed.del Serbal, 1992).
HANSEN, João Adolfo. Alegoria. Construção e interpretação da metáfora. São Paulo: Hedra, Campinas: Unicamp, 2006.
HAYS, K. Michael. (ed.) Hejduk`s Chronotope. New York: Princeton Architectural Press, 1996.
HAYS, K. Michael. The Oppositions of Autonomy and History. In: HAYS, K. Michael.(ed.) Opposition Reader: selected essays 1973-1984. New York: Princeton Architectural Press, 1998.
HAYS, K. Michael. Architecture’s Desire. Reading the late avant-garde. Cambridge:MIT Press, 2010.
HEJDUK, John. Mask of Medusa. New York: Rizzoli, 1985.
HEJDUK, John. A Matter of Fact. In: Vladivostok. New York, Rizzoli, 1989.
HEJDUK, John; SHAPIRO, David. Conversation. John Hejduk or the architect who drew angels. A+U, jan, 1991.
HEJDUK, John. Adjusting foundations. Nova York: Monacelli Press, 1995a.
HEJDUK, John. Architectures in love. Sketchbook notes. Nova York: Rizzoli, 1995b.
OCKMAN, Joan. Review. Casabella, out, 1997.
PLÀ, Maurici. Mascaras. In: FLORES, Ricardo; PRATS, Eva (eds). John Hejduk. House for a Poet. Barcelona: ETSAV/UPC, 2000
ROSSI, Aldo Introducción a Boullée. In: ROSSI, Aldo. Para una arquitectura de Tendencia. Escritos 1956-1972. Barcelona: Gustavo Gili, 1975a.
ROSSI, Aldo. La arquitectura análoga. 2C Construcción de la Ciudad, n.2, abril, 1975b.
ROSSI, Aldo (ed.). Arquitectura Racional. Madrid: Alianza, 1980.
ROSSI, Aldo. Autobiografía cientifica (1981). Barcelona: Gustavo Gili, 1984.
SOLÀ-MORALES, Ignasi. Arquitectura Debil (1987). In: Diferencias. Topografia de la arquitectura contemporánea. Barcelona: Gustavo Gili, 1996.
SOLÀ-MORALES, Ignasi. De la autonomía a lo intempestivo (1991). In: Diferencias. Topografia de la arquitectura contemporánea. Barcelona: Gustavo Gili, 1996.
USANDIZAGA, Miguel. Gracias, Mister Hejduk. In: FLORES, Ricardo; PRATS, Eva (eds). John Hejduk. House for a Poet. Barcelona: ETSAV/UPC, 2000
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La revista Pós. del programa de postgrado FAUUSP está licenciada con una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El titular de los derechos de autor es el autor del artículo. La revista Pós. sólo exige que la publicación del artículo sea inédita. El autor tiene el derecho de divulgar su artículo según su conveniencia debiendo citar la revista.
La revista Pós. autoriza la republicación de sus artículos desde que debidamente citada fuente y autoría.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais