Por uma Teoria da Atuação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2013.52350Parole chiave:
Teoria do ator e da atriz, Processos de criação em teatroAbstract
Por uma teoria da atuação apresenta alguns aspectos do fazer atoral no teatro ocidental e propõe uma “teoria do ator e da atriz”, na qual se desenha um campo de estudos destacado da teoria geral do teatro. Ainda sem contornos claros, esse território poderia ser definido como sendo relacionado à prática do ator e da atriz, seus procedimentos e saberes, com reflexos em uma história do ator e da atriz. Sua estruturação implica na pesquisa de poéticas atorais, a partir de investigações bibliográfica e de campo; requerendo a constituição de modos de valoração crítica próprios, diversos dos constituídos a partir da dramaturgia e da encenação, ainda que em troca constante com as mesmas. A análise estende-se para a sugestão de metodologias de trabalho, em especial, a criação de um laboratório voltado para processos de criação, onde dialoguem a prática e a reflexão teórica, abrindo caminho para a investigação do ensino da interpretação, do treinamento atoral e da participação do(a) intérprete na criação espetacular.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Gli autori che pubblicano in questa rivista si impegnano a rispettare le seguenti condizioni:
a.Gli autori mantengonoo i diritti d’autore e concedono alla rivista il diritto di prima pubblicazione. Il lavoro deve essere simultaneamente autorizzato secondo la Licença Creative Commons Attributionla quale permette la condivisione del testo pur riconoscendo la prima pubblicazione su questa rivista.
b. Gli autori possono impegnarsi per ulteriori contratti concernenti la distribuzione non esclusiva del lavoro pubblicato in questa rivista (ad esempio in un archivio istituzionale o di pubblicare un libro), pur riconoscendone la prima pubblicazione su quest’ultima.
c. Gli autori sono autorizzati alla pubblicazione e distribuzione on-line del testo (es. in archivi istituzionali o sul loro sito web) in qualsiasi momento, antecedente o contemporaneo al processo editoriale, in quanto questo potrebbe apportare effetti produttivi come l’intensificazione della notorietá del lavoro pubblicato (si veda L’Effetto dell’Accesso Libero).