Por uma Teoria da Atuação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2013.52350Palavras-chave:
Teoria do ator e da atriz, Processos de criação em teatroResumo
Por uma teoria da atuação apresenta alguns aspectos do fazer atoral no teatro ocidental e propõe uma “teoria do ator e da atriz”, na qual se desenha um campo de estudos destacado da teoria geral do teatro. Ainda sem contornos claros, esse território poderia ser definido como sendo relacionado à prática do ator e da atriz, seus procedimentos e saberes, com reflexos em uma história do ator e da atriz. Sua estruturação implica na pesquisa de poéticas atorais, a partir de investigações bibliográfica e de campo; requerendo a constituição de modos de valoração crítica próprios, diversos dos constituídos a partir da dramaturgia e da encenação, ainda que em troca constante com as mesmas. A análise estende-se para a sugestão de metodologias de trabalho, em especial, a criação de um laboratório voltado para processos de criação, onde dialoguem a prática e a reflexão teórica, abrindo caminho para a investigação do ensino da interpretação, do treinamento atoral e da participação do(a) intérprete na criação espetacular.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).