Beckett, Kantor e as encruzilhadasno trabalho do ator
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2013.44967Palavras-chave:
Beckett, Kantor, ator, atuação, teatro contemporâneoResumo
A partir das referências e experiências do dramaturgo-encenador Samuel Beckett e do diretor polonês Tadeusz Kantor, apresentam-se reflexões e apontamentos sobre o trabalho de atuação. Ao mesmo tempo em que se mostram determinados princípios e estratégias defendidos pelos dois artistas, a exemplo do desprezo pela tradição naturalista, parte-se também da ideia de que estes nem sempre convergem, a exemplo da relação do ator com o texto. Estes e outros aspectos são apontados como desafios para o ator, diante das variadas tendências do teatro contemporâneo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).