Ausência de Generosidade e Obediência à Autoridade: Juízos de Professores e Crianças da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272560201514Resumo
A Educação Infantil pode proporcionar condições para a construção dos valores morais nas crianças. O objetivo deste estudo foi investigar os juízos de professores e alunos da Educação Infantil em relação à virtude generosidade e se nesse juízo ela é mais valorizada que a obediência à autoridade. Foram entrevistados 26 professores e 90 crianças de quatro escolas municipais, utilizando-se uma estória-estímulo sobre uma atividade com massa de modelar. Os resultados indicaram que, para a maioria dos participantes, é errada a atitude da professora da estória-estímulo em não ajudar a criança e exigir obediência primeiramente. Quanto às justificativas, para a maioria das professoras, a falta de ajuda se justifica porque a atividade de massa de modelar deve ser livre, priorizando a vontade da criança. No entanto, para a maioria das crianças, a falta de ajuda da professora é sentida como falta de atribuição de valor positivo. Além disso, foi constatado que é fraca a força da virtude generosidade entre os participantes desta pesquisa.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.