Ampliação da jornada escolar e atividades artísticas: análise da produção científica entre 2000 e 2012 no Brasil

Autores

  • Neiva de Assis Instituto Federal Catarinense
  • Andrea Vieira Zanella Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciano Rosa Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272458201413

Resumo

Este estudo tem como temática as atividades artísticas em contextos de ampliação da Jornada Escolar. Consideramos relevante mapear e investigar o modo como discutem tanto a presença dessas atividades artísticas nesses espaços como também, as relações entre jovens e instituições formadoras. Analisa pesquisas disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES entre 2000 e 2012 que apresentam como temática as atividades artísticas em programas de ampliação do tempo educativo. A metodologia caracteriza-se como “estado da arte”. Por isso, realizou-se levantamento e análise de 49 teses e dissertações a partir de categorias, tais como: temática principal de pesquisa e resultados obtidos. Na análise, destacam-se novos modos de fazer pesquisa e às oportunidades de educação estética aos jovens na atualidade. As investigações indicaram, em seus resultados, mudanças ocorridas na vida dos jovens ao participarem de projetos educativos com Arte. Considera-se fundamental oportunizar o acesso aos conhecimentos estéticos por meio dos espaços educativos formais.

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Publicado

2014-05-01

Edição

Seção

Revisão Sistemática da Literatura

Como Citar

Assis, N. de, Zanella, A. V., & Rosa, L. (2014). Ampliação da jornada escolar e atividades artísticas: análise da produção científica entre 2000 e 2012 no Brasil . Paidéia (Ribeirão Preto), 24(58), 253-260. https://doi.org/10.1590/1982-43272458201413