O papel das habilidades sociais na ansiedade social em estudantes universitários

Autores

  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?
  • Sonia Regina Loureiro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272458201410

Resumo

A ansiedade social é um dos problemas mais frequentes de saúde mental, não havendo consenso quanto à relação entre habilidades sociais e ansiedade. Objetivou-se comparar os indicadores comportamentais de habilidades sociais apresentados por universitários com ansiedade social em relação a um grupo não clínico e verificar o valor preditivo das habilidades sociais para a ansiedade social. Participaram do estudo 288 estudantes universitários, 144 com Transtorno de Ansiedade e 144 não clínicos. Procedeu-se à avaliação das habilidades sociais pelos instrumentos Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos e Contextos para Universitários-QHC e IHS-Del-Prette. Os indicadores de saúde mental foram avaliados por instrumentos de rastreamento e diagnóstico. Por meio de análises multivariadas constatou-se associação entre habilidades sociais e ansiedade, destacando-se o falar em público, potencialidades, dificuldades e escore total de habilidades sociais como preditores de ansiedade social, o que contribuiu para evidenciar os recursos e as dificuldades que contribuem para tal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bolsoni-Silva, A. T., & Loureiro, S. R. (2014). O papel das habilidades sociais na ansiedade social em estudantes universitários . Paidéia (Ribeirão Preto), 24(58), 223-232. https://doi.org/10.1590/1982-43272458201410