Validação fatorial da versão portuguesa da escala de aptidões sociais das Preschool and Kindergarten Behavior Scales

Autores

  • Maria João Seabra-Santos Universidade de Coimbra
  • Sofia Major Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272458201402

Resumo

A avaliação de aptidões sociais de crianças pré-escolares representa um tópico de relevância crescente em pesquisas desenvolvidas na área. O objetivo deste artigo é apresentar estudos de análise fatorial confirmatória da escala de Aptidões Sociais das Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2), uma escala de avaliação de aptidões sociais e problemas de comportamento adaptada e validada para a população pré-escolar portuguesa. Os 34 itens da escala de Aptidões Sociais, distribuídos por três subescalas (Cooperação/Ajustamento Social, Interação Social/Empatia e Independência Social/Assertividade), foram reagrupados em parcelas. O ajustamento do modelo foi analisado para a totalidade da amostra (N = 2000) e as análises replicadas para subamostras recolhidas em casa (n = 1000) e na escola (n = 1000). A estrutura fatorial revelou-se bastante estável nas três amostras, sobressaindo valores elevados de consistência interna e correlação entre parcelas/escalas. Os resultados reforçam a utilidade/validade da escala de Aptidões Sociais das PKBS-2 (versão portuguesa).

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Publicado

2014-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Seabra-Santos, M. J., & Major, S. (2014). Validação fatorial da versão portuguesa da escala de aptidões sociais das Preschool and Kindergarten Behavior Scales . Paidéia (Ribeirão Preto), 24(58), 145-154. https://doi.org/10.1590/1982-43272458201402