Uma Revisao Sistematica Sobre o Efeito de Testagem na Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272356201314Resumo
Recordar informações previamente memorizadas aumenta a retenção destas informações na memória, um fenômeno chamado “efeito de testagem”. O presente estudo objetivou selecionar e avaliar artigos sobre o efeito de testagem, a fim de verificar a extensão e importância desse fenômeno, trazendo os principais resultados de pesquisas recentes. Para isto, realizou-se uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2006 e 2012, período em que houve um aumento expressivo na quantidade de publicações sobre este tema. A busca dos artigos foi desenvolvida nas bases de dados Web of Science, PubMed e PsycINFO. Os resultados, organizados quanto ao formato de teste (recordação e reconhecimento), indicaram que a realização de testes produz efeitos notavelmente benéficos para a retenção de memórias de longo prazo. Entretanto, uma explanação teórica referente aos processos cognitivos envolvidos neste fenômeno ainda precisa ser desenvolvida e testada uma vez que tal explicação possuiria importantes implicações para o desenvolvimento de práticas educacionais eficazes.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.