Formação de classes funcionais de estímulos musicais

Autores

  • Alex Roberto Machado Universidade Federal do Espírito Santo
  • Elizeu Batista Borloti Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100007

Palavras-chave:

música^i1^spsicolo, psicologia experimental, análise do comportamento

Resumo

O objetivo deste experimento foi verificar o efeito do treino discriminativo sobre a formação de classes funcionais de melodias em andamentos e modos diferentes. Nove estudantes universitários do 2° período da graduação em Psicologia foram divididos em três grupos: Modo, Andamento ou Misto. O software SomPsi, produzido especialmente para este estudo, treinou os participantes e gerou relatórios com informações sobre os desempenhos, nas quatro fases do procedimento. O treino proposto mostrou-se eficiente para a formação das classes funcionais de estímulos sonoros musicais. Observou-se que agrupamentos de estímulos pela propriedade andamento foram mais facilmente discriminados que os agrupados pela melodia. A manipulação combinada das duas propriedades, em condição convergente, permitiu desempenho superior dos participantes. A rápida formação de classes funcionais e equivalentes de estímulos musicais, a partir de procedimentos de ensino automatizado de relações condicionais entre estímulos musicais, indica a possibilidade de uso desse procedimento na iniciação à música.

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Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Machado, A. R., & Borloti, E. B. (2009). Formação de classes funcionais de estímulos musicais . Paidéia (Ribeirão Preto), 19(42), 47-58. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100007