Indicadores de atitude de estudantes e professores com relação à matemática

Autores

  • Paulo Cézar de Faria Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Brigido Vizeu Camargo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Lucia Faria Moro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100005

Palavras-chave:

atitudes do estudante, atitudes do professor, matemática, formação profissional

Resumo

O estudo compara a atitude em relação à matemática de quatro grupos amostrais de estudantes de licenciatura em matemática e de professores de matemática em exercício. Os participantes (n=440) foram voluntários de escolas públicas e privadas escolhidas por conveniência. O referencial teórico se reportou ao construto atitude. Indicadores das razões de escolha do curso superior, dos fatores que dificultam o ensino da matemática e das razões que levam a lecionar matemática foram revelados por meio do uso de instrumentos que forneceram dados de natureza qualitativa. A condição em que a pessoa se encontra no final da licenciatura e no início da carreira, associada à sua autopercepção de desempenho, indica que a mudança de atitude está relacionada às particularidades de um determinado momento da vida estudantil ou profissional. Os resultados sublinham a importância de utilizar diferentes instrumentos para se obter indicadores de atitude com relação à matemática.

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Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Faria, P. C. de, Camargo, B. V., & Moro, M. L. F. (2009). Indicadores de atitude de estudantes e professores com relação à matemática . Paidéia (Ribeirão Preto), 19(42), 27-37. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100005