Importância e domínios de avaliação psicológica: um estudo com alunos de Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000200007Palavras-chave:
Formação profissional, Avaliação psicológica, Competências do avaliadorResumo
Essa pesquisa investigou a importância conferida e a percepção de domínio de estudantes de Psicologia quanto a competências de avaliação psicológica. Participaram do estudo 112 estudantes, predominantemente do sexo feminino e da região Centro-Oeste, de todos os períodos do curso. Foi utilizado um questionário baseado nas definições das competências essenciais apontadas pela American Psychological Association, em que constaram 20 itens que foram respondidos separadamente para o domínio e importância, abordando temas como o conhecimento de construtos psicológicos, saber usar e interpretar testes, entre outros. Os itens considerados menos importantes foram ter noções de estatística e ter conhecimento de ampla gama de testes. Algumas contradições foram observadas ao comparar a importância e o domínio, a exemplo das noções de estatística. A análise de diferenças de média revelou poucas diferenças ao observar os itens de importância entre os diferentes anos do curso, porém os de domínio, em sua maioria, apresentaram diferenças significativas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.