Importância e domínios de avaliação psicológica: um estudo com alunos de Psicologia

Autores

  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Francisco
  • Maiana Farias Oliveira Nunes Universidade São Francisco
  • Rodolfo Augusto Matteo Ambiel Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000200007

Palavras-chave:

Formação profissional, Avaliação psicológica, Competências do avaliador

Resumo

Essa pesquisa investigou a importância conferida e a percepção de domínio de estudantes de Psicologia quanto a competências de avaliação psicológica. Participaram do estudo 112 estudantes, predominantemente do sexo feminino e da região Centro-Oeste, de todos os períodos do curso. Foi utilizado um questionário baseado nas definições das competências essenciais apontadas pela American Psychological Association, em que constaram 20 itens que foram respondidos separadamente para o domínio e importância, abordando temas como o conhecimento de construtos psicológicos, saber usar e interpretar testes, entre outros. Os itens considerados menos importantes foram ter noções de estatística e ter conhecimento de ampla gama de testes. Algumas contradições foram observadas ao comparar a importância e o domínio, a exemplo das noções de estatística. A análise de diferenças de média revelou poucas diferenças ao observar os itens de importância entre os diferentes anos do curso, porém os de domínio, em sua maioria, apresentaram diferenças significativas.

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Publicado

2007-08-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Noronha, A. P. P., Nunes, M. F. O., & Ambiel, R. A. M. (2007). Importância e domínios de avaliação psicológica: um estudo com alunos de Psicologia . Paidéia (Ribeirão Preto), 17(37), 231-244. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000200007