Relatos de violência, concepções de violência e práticas escolares de professoras: em busca de relações
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300007Palavras-chave:
Violência, Relatos de episódios, Escola, ProfessorasResumo
Dando continuidade a um estudo sobre concepções de violência e práticas docentes, esse estudo objetivou: analisar os relatos de episódios de violência vivenciados por professoras; relacionar os relatos ao conceito de violência dessas professoras e também às suas práticas em sala de aula e, finalmente, comparar professoras de escolas públicas e particulares quanto aos relatos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com 47 docentes de escolas públicas e particulares. Nos relatos de violência na escola, predominaram as ações violentas praticadas pelos alunos e nos relatos de violência no bairro, predominaram as ações delinqüenciais. A relação triangular entre relatos, concepções de violência e práticas docentes indicou que os relatos confirmam, em certa medida, os resultados, tanto sobre as concepções de violência como sobre as práticas docentes. Embora tenham fornecido importante quadro complementar para a compreensão da concepção de violência dos professores, os relatos foram insuficientes para abarcar todas as dimensões desse conceito.Downloads
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