Atendimento infantil numa clínica-escola de psicologia: percepção dos profissionais envolvidos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200012Palabras clave:
atenção psicológica, clínica-escola, atendimento infantilResumen
O objetivo desta pesquisa foi conhecer a percepção de supervisores e funcionários sobre a atenção psicológica à criança na Clínica Psicológica da PUC-Campinas. Foram entrevistadas duas secretárias, uma aprimoranda, uma psicóloga e oito supervisores. A análise dos depoimentos possibilitou construir sínteses individuais e uma geral, referente ao foco da pesquisa. Os resultados apontaram que: o atendimento psicológico clínico infantil tem importância social por capacitar as famílias nos cuidados com seus filhos; as dificuldades das famílias no exercício de seu papel residem no meio social; há falta de disponibilidade técnica e fragmentação do atendimento oferecido; a demanda provém, predominantemente, das escolas e Centros de Saúde; os resultados do atendimento são incipientes para os pacientes e positivos para os alunos. Concluíu-se pela necessidade de avaliação dos resultados obtidos pelos pacientes, de revisão dos tipos de serviços oferecidos, da intervenção junto às fontes de encaminhamento e mudança na organização e funcionamento da Clínica.Descargas
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Publicado
2005-08-01
Número
Sección
Empirical Research
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Cómo citar
Prebianchi, H. B., & Cury, V. E. (2005). Atendimento infantil numa clínica-escola de psicologia: percepção dos profissionais envolvidos . Paidéia (Ribeirão Preto), 15(31), 249-258. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200012