Relacionamentos de amizade íntima entre jovens adultos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300004Palavras-chave:
amizade, relações interpessoais, jovens, adultosResumo
A literatura é consensual quanto ao importante papel dos amigos no ciclo vital, na maior parte do tempo, para melhorias na qualidade de vida. Este estudo teve como objetivo investigar e descrever características dos relacionamentos íntimos de amizade de jovens adultos. Participaram 98 jovens adultos com idade entre 18 e 30 anos. Os procedimentos de amostragem foram baseados na técnica do Respondent Driven Sampling. Foram utilizados três questionários autoaplicados e os dados foram submetidos a tratamento quantitativo. Os resultados demonstraram uma homogeneidade de características entre amigos íntimos, especialmente para o gênero. O companheirismo despontou como aspecto mais marcante na amizade. Todas as funções da amizade apresentaram correlações positivas entre si. Conclui-se que parece haver um filtro de similaridades entre amigos na adultez jovem e que amizades de boa qualidade em uma determinada função costumam ser de boa qualidade em seu total.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.