Internet: um novo desafio para os educadores
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2003000200004Palavras-chave:
Computadores, Internet, Professores, Desafios, ConflitosResumo
A penetração das novas tecnologias digitais na educação trouxe desafios para os educadores. Demonstram já ter absorvido o uso dos computadores, mas parecem achar mais difícil lidar com a Internet. Uma revisão da literatura especializada revela que o uso desta é visto por eles como mais ameaçador e complexo e que essa visão é, ao menos em parte, causada por fatores emocionais. Dado que esses estudos não investigam esses fatores emocionais em profundidade, uma pesquisa exploratória foi realizada com o objetivo de fazê-lo. Foram entrevistadas dez professoras, que se encontravam engajadas em diferentes atividades dentro de escolas e já usavam a Internet há pelo menos dois anos. A análise do discurso por elas produzido durante as entrevistas gerou resultados interessantes. Embora usem a Internet como um instrumento de trabalho (principalmente para pesquisas), seu uso para objetivos educacionais parece ser uma fonte de conflitos internos, porque, na maior parte dos casos, representaria um potencial de mudanças radicais na pedagogia tradicional, vistas como uma ameaça ao seu papel tradicional como professoras. Elas não sabem como ser educadoras em uma sociedade em rede e isso gera muita ansiedade.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.