The Security in the Interparental Subsystem Scale: Evidências de validade no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3314Palavras-chave:
regulação emocional, adolescentes, adaptação, psicometriaResumo
a regulação emocional em adolescentes é um aspecto pouco observado, sobretudo, por pesquisadores e profissionais de saúde no Brasil. Este estudo teve como objetivo traduzir, adaptar e examinar as propriedades psicométricas, consistência interna e validade de constructo da The Security in the Interparental Subsystem Scale (SIS) em uma amostra de 345 adolescentes com idades entre com idades entre 14 e 18 anos (M = 16,06 anos, DP = 1,22). Os resultados, obtidos pela Modelagem de Equações Estruturais, evidenciaram uma versão de seis fatores, são eles: reatividade emocional, desregulação comportamental, evasão, envolvimento, representações destrutivas da família, representações do transbordamento do conflito. Os modelos apresentaram bom ajuste com invariância entre os grupos analisados. A confiabilidade da escala apresentou valores adequados. Os testes realizados sugerem que a SIS apresenta propriedades psicométricas satisfatórias na população de adolescentes da amostra, portanto, um instrumento de medida confiável para uso no Brasil por clínicos e pesquisadores.Downloads
Referências
Achenbach System of Empirically Based Assessment. (2014). ASEBA subsequent developments. https://aseba.org/aseba-subsequent-developments
Achenbach, T. M., & Rescorla, L. A. (2001). Manual for the ASEBA school-age forms & profiles: An integrated system of multi-informant assessment. ASEBA.
Bergman, K. N., Choe, G. E., Cummings, E. M., & Davies, P. T. (2018). The ubiquitous family environment: Examining emotional insecurity in the family and adjustment in school. Family Court Review, 56(2), 234-247. https://doi.org/10.1111/fcre.12337
Borsa, J. C., Damásio, B. F., & Bandeira, D. R. (2012). Cross-cultural adaptation and validation of psychological instruments: Some considerations. Paidéia (Ribeirão Preto), 22(53), 423-432. https://doi.org/10.1590/1982-43272253201314
Cummings, E. M., & Davies, P. T. (2010). Marital conflict and children: An emotional security perspective. Guilford.
Davies, P. T., & Cummings, E. M. (1994). Marital conflict and child adjustment: An emotional security hypothesis. Psychological Bulletin, 116(3), 387-411. https://doi.org/10.1037/0033-2909.116.3.387
Davies, P. T., Forman, E. M., Rasi, J. A., & Stevens, K. I. (2002). Assessing children’s emotional security in the interparental relationship: The Security in the Interparental Subsystem Scales. Child Development, 73(2), 544-562. https://doi.org/10.1111/1467-8624.00423
Davies, P. T., Hentges, R. F., Coe, J. L., Martin, M. J., Sturge-Apple, M. L., & Cummings, E. M. (2016). The multiple faces of interparental conflict: Implications for cascades of children’s insecurity and externalizing problems. Journal of Abnormal Psychology, 125(5), 664-678. https://doi.org/10.1037/abn0000170
Davies, P. T., & Martin, M. J. (2013). The reformulation of emotional security theory: The role of children’s social defense in developmental psychopathology. Development and Psychopathology, 25(4 Pt 2), 1435-1454. https://doi.org/10.1017/S0954579413000709
Field, A. (2018). Discovering statistics using IBM SPSS Statistics (5th ed.). Sage.
Grych, J. H., Seid, M., & Fincham, F. D. (1992). Assessing marital conflict from the child’s perspective: The Children’s Perception of Interparental Conflict Scale. Child Development, 63(3), 558-572. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.1992.tb01646.x
Hair, J. F., Jr., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2019). Multivariate data analysis (8th ed.). Cengage Learning.
Hilton, A., & Skrutkowski, M. (2002). Translating instruments into other languages: Development and testing processes. Cancer Nursing, 25(1), 1-7. https://doi.org/10.1097/00002820-200202000-00001
Holt, T., Helland, M. S., Gustavson, K., Cummings, E. M., Ha, A., & Røysamb, E. (2020). Assessing children’s responses to interparental conflict: Validation and short scale development of SIS and CPIC-properties scales. Journal of Abnormal Child Psychology, 48(2), 177-196. https://doi.org/10.1007/s10802-019-00586-7
Holt, T., Helland, M. S., Morbech, M., Larsen, L., Gustavson, K., Ha, A., & Cummings, E. M. (2021). Agreement between child and parent reports of children’s reactions to interparental conflict. Journal of Family Psychology, 35(8), 1138–1148. https://doi.org/10.1037/fam0000861
Li, Z., Sturge-Apple, M. L., Liu, S., & Davies, P. T. (2020). Parent-adolescent physiological synchrony: Moderating effects of adolescent emotional insecurity. Psychophysiology, 57(9), e13596. https://doi.org/10.1111/psyp.13596
Machado, M. R., & Mosmann, C. P. (2020). Coparental conflict and triangulation, emotion regulation, and externalizing problems in adolescents: Direct and indirect relationships. Paidéia (Ribeirão Preto), 30, e3004. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3004
Martynova, E., West, S. G., & Liu, Y. (2018). Review of principles and practice of structural equation modeling. Structural Equation Modeling: A Multidisciplinary Journal, 25(2), 325-329. https://doi.org/10.1080/10705511.2017.1401932
Silva, C. S., Calheiros, M. M., & Carvalho, H. (2016). Security in the Interparental Subsystem (SIS) Scale: Psychometric characteristics in a sample of portuguese adolescents. Journal of Family Violence, 31(2), 147-159. https://doi.org/10.1007/s10896-015-9767-x
van Eldik, W. M., de Haan, A. D., Parry, L. Q., Davies, P. T., Luijk, M. P. C. M., Arends, L. R., & Prinzie, P. (2020). The interparental relationship: Meta-analytic associations with children’s maladjustment and responses to interparental conflict. Psychological Bulletin, 146(7), 553-594. https://doi.org/10.1037/bul0000233
Vian, M., Mosmann, C. P., & Falcke, D. (2018). Repercussões da conjugalidade em sintomas internalizantes e externalizantes em filhos adolescentes [Repercussions of conjugality in internalizing and externalizing symptoms of adolescent children]. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 34, e34431. https://doi.org/10.1590/0102.3772e34431
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paidéia (Ribeirão Preto)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.