O conteúdo acessado importa? redes sociais e (in)satisfação corporal: análise de moderação
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3229Palavras-chave:
Imagem corporal, Insatisfação corporal, Redes sociaisResumo
O tipo de conteúdo acessado nas redes sociais pode afetar negativamente a imagem corporal. O objetivo do estudo foi identificar na relação entre a frequência do uso de redes sociais (Freq. SM) e (in)satisfação corporal, o papel moderador de seguir páginas focadas em aparência física (FON) e identificar diferenças nos níveis de (in)satisfação corporal entre quem segue ou não essas páginas. Participaram 499 mulheres (71.1%) e 203 homens (28.9%) adultos. Todos responderam um questionário sociodemográfico e a Escala Situacional de Satisfação Corporal. Foram realizadas análises de moderação. Identificaram-se diferenças significativas na (in)satisfação corporal entre mulheres que seguem páginas focadas em aparência física e que não seguem. Para as mulheres, “FON” é um moderador significativo. Para os homens, nenhum resultado foi significativo. Os achados contribuem para reflexões sobre o ideal corporal feminino e o método de pesquisa aplicado ao campo das redes sociais.
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