Transformações no sistema familiar após o nascimento de um filho com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3124

Palavras-chave:

Família, Pessoas com deficiência, Diagnóstico

Resumo

A chegada de uma criança com deficiência provoca alterações na estrutura e dinâmica familiar. O objetivo deste estudo foi identificar as reações dos pais após a transmissão do diagnóstico de deficiência do filho e as suas repercussões na família. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com três casais com um filho, que identificou o perfil e as transformações no sistema familiar. A análise dos dados, com auxílio do programa Iramuteq (análise lexográfica e Classificação Hierárquica Descendente), resultou nas classes/categorias: nascimento e luto, gravidez e cuidados, rotina e sobrecarga, espiritualidade e relações intrafamiliares. As transformações na dinâmica familiar provocaram sentimentos de luto, sobrecarga dos casais, a necessidade de uma rede de apoio e, em alguns casos, de ligação com a espiritualidade. Conclui-se que há a necessidade da pesquisa interprofissional e intersetorial face à transmissão do diagnóstico e às transformações ao longo da vida da família.

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Biografia do Autor

  • Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke, Centro Universitário de Brasília

    Professor of the Centro Universitário de Brasília, Brasília-DF, Brazil.

  • Rosilda Alves de Oliveira, Centro Universitário de Brasília

    Public servant at the Education Prosecutor’s Office of the Public Ministry of the Federal District and Territories, Brazil.

  • Jonas Carvalho e Silva, Centro Universitário de Brasília

    Professor at the Technische Universität Dortmund, Germany.

  • Carlos Manoel Lopes Rodrigues, Centro Universitário de Brasília

    Professor of the Centro Universitário de Brasília, Brasília-DF, Brazil.

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Psicologia da Saúde

Como Citar

Bucher-Maluschke, J. S. N. F., Oliveira, R. A. de, Silva, J. C. e, & Rodrigues, C. M. L. (2021). Transformações no sistema familiar após o nascimento de um filho com deficiência. Paidéia (Ribeirão Preto), 31, e3124. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3124