Inventário de recursos individuais para a aposentadoria em Portugal: um estudo de adaptação e validação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3213

Palavras-chave:

Aposentadoria, Inventários, Planejamento, Psicometria

Resumo

Um quarto da população de Portugal tem 65 anos ou mais, sendo a maioria aposentada. Apesar disso, há uma carência de estudos e instrumentos para facilitar o planejamento para a aposentadoria. O objetivo deste estudo foi validar o Retirement Resources Inventory – RRI neste país para utilizá-lo em futuras intervenções. Participaram deste estudo 450 aposentados portugueses de todas as regiões, que responderam ao inventário e a questões sociodemográficas. Das análises exploratórias e confirmatórias emergiram 23 itens, confirmando o modelo de quatro fatores [c2(gl) = 404.63(216); CFI = 0.90; TLI = 0.88; RMSEA = 0.06; SRMR = 0.06], com boas evidências de validade interna e convergente. O primeiro fator correspondeu aos aspetos físicos e financeiros, o segundo aos recursos sociais e familiares, o terceiro ao suporte recebido e o quarto aos recursos emocionais e cognitivos. Recomenda-se a replicação do RRI em estudo longitudinal antes e após o evento da aposentadoria.

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Biografia do Autor

  • Lucia Helena de Freitas Pinho França, Universidade Salgado de Oliveira

    Professor at the Universidade Salgado de Oliveira, Niterói-RJ, Brazil.

  • Silvia Miranda Amorim, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor at the Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brazil.

  • Ana Teresa Martins Pedreiro, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

    Researcher at the Escola Superior de Enfermagem, Coimbra, Portugal.

  • Helena Maria Almeida Macedo Loureiro, Universidade de Aveiro

    Professor at the Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

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Publicado

2022-06-03

Edição

Seção

Psicologia Social

Como Citar

França, L. H. de F. P., Amorim, S. M., Pedreiro, A. T. M., & Loureiro, H. M. A. M. (2022). Inventário de recursos individuais para a aposentadoria em Portugal: um estudo de adaptação e validação. Paidéia (Ribeirão Preto), 32, e3213. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3213