Comprometimento da personalidade em crianças e adolescentes com TDAH
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3105Palavras-chave:
Transtorno da falta de atenção com hiperatividade, Teste de Rorschach, Crianças, Adolescentes, PersonalidadeResumo
O transtorno da falta de atenção com hiperatividade em crianças e adolescentes manifesta-se de forma heterogênea com relação aos aspectos de personalidade. O presente estudo teve por objetivo avaliar, por meio do Índice de Enfraquecimento do Ego, características do funcionamento da personalidade de crianças e adolescentes, entre 9 e 15 anos incompletos, com o diagnóstico do transtorno (grupo clínico) e compará-las com um grupo não-clínico. Os grupos contemplaram 42 participantes cada. Utilizou-se para o diagnóstico a entrevista Kiddie-Sads Referente ao Momento Presente e ao Longo da Vida, e o Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS) para as características de personalidade. Os participantes do grupo clínico, quando comparados com seus pares, mostraram capacidade de discernir comportamentos adaptativos por meio de julgamento adequado, dificuldade em manter estáveis os processos de pensamento e raciocínio, visão negativa de si próprios e dos demais, dificuldade para estabelecer relacionamentos cooperativos.
Downloads
Referências
Agnew-Blais, J. C., Polanczyk, G. V., Danese, A., Wertz, J., Moffitt, T. E., & Arseneault, L. (2018). Young adult mental health and functional outcomes among individuals with remitted, persistent and late-onset ADHD. The British Journal of Psychiatry, 213(3), 526-534. doi:10.1192/bjp.2018.97
American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5 (5th ed.). Washington, DC: Author.
Anastopoulos, A. D., Du Paul, G. J., Weyandt, L. L., Morrissey-Kane, E., Sommer, J. L., Rhoads, L. H., … Gudmundsdottir, B. G. (2018). Rates and patterns of comorbidity among first-year college students with ADHD. Journal of Clinical Child and Adolescent Psychology, 47(2), 236-247. doi:10.1080/15374416.2015.1105137
Ando, A., Pignolo, C., Viglione, D. J., Zennaro, A., Cristofanelli, S., & Ferro, L. (2019). Assessing the personality profile with ADHD characteristics using the Rorschach Performance Assessment System (R-PAS). Journal of Child and Family Studies, 28(5), 1196-1206. doi:10.1007/s10826-019-01359-y
Angelini, A. L., Alves, I. C. B., Custódio, E. M., Duarte, W. F., & Duarte, J. L. M. (1999). Matrizes progressivas coloridas de Raven: Escala especial [Manual for Raven’s Progressive Matrices and Vocabulary Scale. Section 2: The Couloured Progressive Matrices]. São Paulo, SP: CETEPP.
Bartell, S. S., & Solanto, M. V. (1995). Usefulness of the Rorschach inkblot test in assessment of attention deficit hyperactivity disorder. Perceptual and Motor Skills, 80(2), 531-541. doi:10.2466/pms.1995.80.2.531
Brasil, H. H. A. (2003). Desenvolvimento da versão brasileira da K-SADS-PL (Schudule for Affective Disorders and Schizophrenia for Scholl Aged Children Present and Lifetime Version) e estudo de suas propriedades psicométricas [Development of the Brazilian version of K-SADS-PL (Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School Aged Children. Present and Lifetime Version) and study of psychometric properties] (Unpublished doctoral dissertation). Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP.
Cotugno, A. J. (1995). Personality attributes of attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) using the Rorschach inkblot test. Journal of Clinical Psychology, 51(4), 554-562. doi:10.1002/1097-4679(199507)51:4<554:AID-JCLP2270510415>3.0.CO;2-Y
Elgen, S. K., Sommerfelt, K., Leversen, K. T., & Markestad, T. (2015). Minor neurodevelopmental impairments are associated with increased occurrence of ADHD symptoms in children born extremely preterm. European Child & Adolescent Psychiatry, 24(4), 463-470. doi:10.1007/s00787-014-0597-9
Exner, J. E. (2003). The Rorschach: A comprehensive system. Vol. 1: Basic foundations and principles of interpretation (4th ed.). Hoboken, NJ: Wiley.
Gomez, R., & Corr, P. J. (2014). ADHD and personality: A meta-analytic review. Clinical Psychology Review, 34(5), 376-388. doi:10.1016/j.cpr.2014.05.002
Hansen, B. H., Oerbeck, B., Skirbekk, B., Petrovski, B. E., & Kristensen, H. (2018). Neurodevelopmental disorders: Prevalence and comorbidity in children referred to mental health services. Nordic Journal of Psychiatry, 72(4), 285-291. doi:10.1080/08039488.2018.1444087
Hulley, S. B., Cummings, S. R., Browner, W. S., Grady, D. G., & Newman, T. B. (2015). Delineando a pesquisa clínica [Designing clinical research] (M. S. Duncan & A. G. Islabão, Trans., 4th ed.) Porto Alegre, RS: Artmed.
Kaufman, J., Birmaher, B., Brent, D., Rao, U., Flynn, C., Moreci, P., … Ryan, N. (1997). Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School-Age Children-Present and Lifetime version (K-SADS-PL): Initial reliability and validity data. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 36(7), 980-988. doi:10.1097/00004583-199707000-00021
Longhini, L. Z., Rios, B. F., Peron, S., & Neufeld, C. B. (2017). Caracterização das habilidades sociais de adolescentes em contexto escolar [Characterization of social skills of teenagers in a school context]. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 13(2), 131-137. doi:10.5935/1808-5687.20170018
Meehan, K. B., Ueng-McHale, J. Y., Reynoso, J. S., Harris, B. H., Wolfson, V. M., Gomes, H., & Tuber, S. B. (2008). Self-regulation and internal resources in school-aged children with ADHD symptomatology: An investigation using the Rorschach inkblot method. Bulletin of the Menninger Clinic, 72(4), 259-282. doi:10.1521/bumc.2008.72.4.259
Meyer, G. J., Viglione, D. J., Mihura, J. L., Erard, E. E., & Erdberg, P. (2017). Rorschach Sistema de Avaliação por Desempenho: Manual de aplicação, codificação e interpretação e manual técnico [Rorschach Performance Assessment System: Administration, coding, interpretation, and technical manual] (D. R. Silva & F. K. Miguel, Trans.). São Paulo, SP: Hogrefe.
Pignolo, C., Giromini, L., Ando, A., Ghirardello, D., Di Girolamo, M., Ales, F., & Zennaro, A. (2017). An interrater reliability study of Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) raw and complexity-adjusted scores. Journal of Personality Assessment, 99(6), 619-625. doi:10.1080/00223891.2017.1296844
Polanczyk, G. V., Salum, G. A., Sugaya, L. S., Caye, A., & Rohde, L. A. (2015). Annual research review: A meta-analysis of the worldwide prevalence of mental disorders in children and adolescents. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 56(3), 345-365. doi:10.1111/jcpp.12381
Raven, J., Raven, J. C., & Court, J. H. (2019). CPM Raven: Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: Manual técnico [CPM Raven’s coloured progressive matrices: Technical manual] (J. J. Paula, C. G. M. F. Schlottfeldt, L. F. M. Diniz, & G. A. A. Mizuta, Trans.). São Paulo, SP: Pearson.
Raven, J. C. (2008). Teste das matrizes progressivas: Escala geral Séries A,B,C,D e E [Raven´s Progressive Matrices: Sets A,B,C,D,E] (F. Campos Trans.) Manual. Rio de Janeiro, RJ: Centro Editor de Psicologia Aplicada.´
Resende, A. C., Viglione, D. J., Martins, L. D., & Yazigi, L. (2019). Criterion validity of the Rorschach Developmental Index with children. Journal of Personality Assessment, 101(2), 191-198. doi:10.1080/00223891.2017.1368021
Sayal, K., Washbrook, E., & Propper, C. (2015). Childhood behavior problems and academic outcomes in adolescence: Longitudinal population-based study. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 54(5), 360-368.e2. doi:10.1016/j.jaac.2015.02.007
Shaw, P., & Polanczyk, G. V. (2017). Combining epidemiological and neurobiological perspectives to characterize the lifetime trajectories of ADHD. European Child & Adolescent Psychiatry, 26(2), 139-141. doi:10.1007/s00787-017-0944-8
Vazquez, A. L., Sibley, M. H., & Campez, M. (2018). Measuring impairment when diagnosing adolescent ADHD: Differentiating problems due to ADHD versus other sources. Psychiatry Research, 264, 407-411. doi:10.1016/j.psychres.2018.03.083
Weinstein, A., Yaacov, Y., Manning, M., Danon, P., & Weizman, A. (2015). Internet addiction and attention deficit hyperactivity disorder among schoolchildren. The Israel Medical Association Journal: IMAJ, 17(12), 731-734. Retrieved from https://www.ima.org.il/FilesUploadPublic/IMAJ/0/181/90631.pdf
Weir, J. P. (2005). Quantifying test-retest reliability using the intraclass correlation coefficient and the SEM. Journal of Strength and Conditioning Research, 19(1), 231-240. doi:10.1519/15184.1
Wüstner, A., Otto, C., Schlack, R., Hölling, H., Klasen, F., & Ravens-Sieberer, U. (2019). Risk and protective factors for the development of ADHD symptoms in children and adolescents: Results of the longitudinal BELLA study. PloS One, 14(3), e0214412. doi:10.1371/journal.pone.0214412
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.