Inteligência e contexto socioeconômico na infância: comparação por região de moradia e tipo de escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3028

Palavras-chave:

Inteligência, Nível socioeconômico, Desenvolvimento infantil, Escalas de Wechsler

Resumo

Diferentes aspectos do contexto socioeconômico podem afetar a inteligência. Este estudo investigou o desempenho intelectual de crianças de diferentes regiões de moradia e tipos de escola. As análises compararam crianças da periferia (n = 169) e da região central (n = 110) de Porto Alegre; e crianças de escola privada (n = 49) e pública (n = 61). A coleta de dados incluiu a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) e ficha sociodemográfica. Utilizou-se Análise de Covariância (entre grupos) e Análise de Variância para medidas repetidas (intragrupo). O grupo de periferia apresentou menor desempenho em todos os escores da WASI e, na comparação intragrupo, resultados mais baixos nas tarefas verbais – o que não ocorreu no grupo da região central. Crianças de escolas públicas e privadas diferiram em todos os escores da WASI, mas apresentaram desempenho intragrupo semelhante.

Downloads

Biografia do Autor

  • Chrystian da Rosa Kroeff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brazil

  • Denise Balem Yates, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brazil

  • Euclides José de Mendonça Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brazil

  • Denise Ruschel Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brazil

  • Mônia Aparecida da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brazil
    Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei-MG, Brazil

Publicado

2020-08-31

Edição

Seção

Avaliação Psicológica

Como Citar

Kroeff, C. da R., Yates, D. B., Mendonça Filho, E. J. de, Bandeira, D. R., & Silva, M. A. da. (2020). Inteligência e contexto socioeconômico na infância: comparação por região de moradia e tipo de escola. Paidéia (Ribeirão Preto), 30, e3028. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3028