Habilidades sociais em crianças e adolescentes: diferenças entre surdos e ouvintes
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3030Palavras-chave:
Habilidades sociais, Distúrbios da audição, AvaliaçãoResumo
A surdez repercute em dificuldades na identificação de elementos de desempenho social das outras pessoas. Este estudo teve como objetivo avaliar as habilidades sociais de crianças e adolescentes surdos e ouvintes e traçar um perfil discriminante sobre categorias de habilidades sociais. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, comparativo. Os participantes foram 122 surdos e ouvintes, 61 em cada grupo, com idade entre sete e 16 anos. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico e o Teste de Habilidades Sociais para Crianças e Adolescentes em Situação Escolar. Os resultados apontaram déficits nas habilidades sociais de crianças e adolescentes surdos quando comparados aos ouvintes. Os perfis de habilidades sociais discriminaram em favor aos grupos de ouvintes, com exceção do item Conversação e Desenvoltura Social, que discriminou em favor às crianças surdas. Considerou-se as diferenças comunicacionais e desenvolvimentais no decorrer da discussão. Salienta-se a necessidade de pesquisas com surdos para propor intervenções adaptadas a esta população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.