Intervenções para redução do estigma relacionado aos usuários de drogas: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3022Palavras-chave:
Estigma, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Intervenção psicossocial, Revisão sistemáticaResumo
Intervenções para a redução do estigma relacionado aos usuários de drogas podem melhorar sua qualidade de vida e adesão ao tratamento. Esta revisão teve por objetivo identificar e analisar estudos de intervenções para reduzir o estigma relacionado aos usuários de drogas. Foram realizadas buscas nas bases PubMed, APA PsycNET, ScienceDirect, Web of Science e BVS, sem delimitação de ano. Foram identificados 5.488 registros somados à busca secundária de referências. Esta revisão abrange 28 artigos e foi baseada no PRISMA. Houve variação no tamanho da amostra e intervenções, embora o público-alvo de estudantes e profissionais da saúde e o uso de métodos quantitativos tenham sido predominantes. Limitações metodológicas consideráveis foram identificadas nos estudos. Portanto, conclui-se que não há evidências que permitam inferir que as intervenções propostas são efetivas e quais delas deveriam continuar a ser empregadas para essa finalidade. É imprescindível investir em abordagens distintas das adotadas tradicionalmente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.