Autoeficácia, Adaptabilidade e Intenção de Busca de Orientação Profissional em Adolescentes

Autores

  • Rodolfo Augusto Matteo Ambiel Universidade São Francisco
  • Thaline da Cunha Moreira Universidade São Francisco
  • Dianniffer Aparecida Oliveira Universidade São Francisco
  • Edson Cardoso Pereira Universidade São Francisco
  • Débora Noemi Hernandez Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2840

Palavras-chave:

autoeficácia, desenvolvimento profissional, escolha profissional, ensino médio

Resumo

A orientação profissional (OP) envolve diversas variáveis que podem auxiliar o indivíduo a realizar uma escolha profissional e construir sua carreira. O objetivo desse estudo foi analisar a relação entre a autoeficácia para escolha profissional e a adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino médio, além de verificar possíveis diferenças quanto à intenção ou não em participar de um processo de OP. Participaram 272 alunos, de uma escola pública, com idade entre 14 e 19 anos, sendo 51,5% do sexo feminino. Foram aplicados um Questionário sociodemográfico, a Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional (EAE-EP) e a Career Adapt-Abilities Scale (CAAS-Brasil). A partir das análises de correlação de Pearson, ANOVA e d de Cohen, os resultados indicaram correlações positivas entre os construtos, além disso, foi observada a diferença entre os alunos que gostariam ou não de passar por um processo de OP. As implicações para a prática são discutidas

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Publicado

2018-07-02

Edição

Seção

Avaliação Psicológica

Como Citar

Ambiel, R. A. M., Moreira, T. da C., Oliveira, D. A., Pereira, E. C., & Hernandez, D. N. (2018). Autoeficácia, Adaptabilidade e Intenção de Busca de Orientação Profissional em Adolescentes. Paidéia (Ribeirão Preto), 28, e2840. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2840